(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Temer e Maia falam em pacificação entre poderes

Novo presidente da Câmara mostra sintonia com Temer, que vê relação "distensionada" com Congresso. No primeiro dia, reuniu também com presidentes do PSDB e do Senado


postado em 15/07/2016 06:00 / atualizado em 15/07/2016 07:17

(foto: Dida Sampaio/estadão Conteúdo)
(foto: Dida Sampaio/estadão Conteúdo)

Rodrigo Maia com o presidente em exercício e com os senadores Aécio Neves e Renan Calheiros: agenda para retomar diálogo entre Legislativo e Executivo(foto: Lula Marques/Agência PT)
Rodrigo Maia com o presidente em exercício e com os senadores Aécio Neves e Renan Calheiros: agenda para retomar diálogo entre Legislativo e Executivo (foto: Lula Marques/Agência PT)

No primeiro dia como presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), se reuniu ontem com o presidente interino Michel Temer (PMDB) e com presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB) para discutir uma pacificação entre Legislativo e Executivo. Segundo Maia, é “fundamental que Câmara e Senado voltem a dialogar”. Temer também destacou a importância de uma relação “distensionada” com o Congresso para destravar pautas importantes para o Palácio do Planalto.


“Senti que o Brasil está se distensionando. Nós teremos uma harmonia muito maior que será útil para o Poder Executivo. No caso, é preciso ter um apoio substancioso do Poder Legislativo, sem o qual fica difícil de governar”, afirmou Temer. Segundo o peemedebista, a Câmara dos Deputados deu uma demonstração de “conduta cívica no processo eleitoral”.


Com os encontros de sua primeira agenda como presidente, Maia demonstrou que vai buscar uma relação bem diferente da que era adotada pelo ex-presidente da Casa. Eduardo Cunha (PMDB) protagonizou nos últimos anos duros embates com Renan Calheiros e, desde o início do segundo mandato da presidente afastada Dilma Rousseff (PT), se declarou inimigo do Planalto.


Antes de se reunir com Renan e Temer, Maia fez uma visita pela manhã com o presidente do PSDB, senador Aécio Neves, para agradecer o apoio a sua eleição e discutir temas que podem entrar na pauta da Câmara nos próximos meses. O tucano citou a reforma política como um dos tópicos mais importantes para o parlamento. “A reforma política talvez seja, fora dos temas econômicos, uma agenda urgente para que Câmara e Senado, juntos, possam debater e fazer mudanças um pouco mais profundas no sistema eleitoral brasileiro”, disse Aécio.


Depois de se reunir com o tucano, Maia passou no gabinete do senador Fernando Bezerra (PSB), mas não encontrou o parlamentar. O democrata esteve ainda na liderança do PMDB e do DEM, mas não encontrou os parlamentares nos locais. No fim da manhã foi recebido pelo presidente interino Michel Temer, no Palácio do Planalto.


Com receio de um prolongamento do racha na base aliada, que pode significar um atraso em votações importantes da Câmara, Temer aproveitou o primeiro encontro com Maia para iniciar uma estratégia de curar as feridas abertas pelo processo parlamentar. Deputados de partidos menores que fazem parte do bloco chamado “Centrão”, que apoiava o nome de Rogério Rosso (PSD), indicado por Eduardo Cunha, reclamaram durante a votação da interferência do Planalto.


Em reunião de cerca de meia hora, o peemedebista fez um apelo ao democrata pela retomada do clima de estabilidade na Câmara e defendeu que eventuais rupturas ou desentendimentos criados durante a disputa eleitoral sejam superados em nome da governabilidade.


Temer pediu celeridade na análise da pauta de interesse do Planalto na volta do chamado “recesso branco”, em agosto. Ele citou, por exemplo, o teto para os gastos públicos, a renegociação das dívidas estaduais e as reformas trabalhista e previdenciária. O presidente do Senado participou da reunião e defendeu a adoção de uma “agenda de unidade nacional” no segundo semestre. Ela incluiria alguns tópicos da chamada “Agenda Brasil”, documento lançado pelo PMDB.

Reaproximação


Rodrigo Maia afirmou que as duas casas legislativas precisam se unir para discutir propostas de recuperação da economia e defendeu que também seja retomada a discussão sobre a reforma política. “Vou trabalhar junto com o presidente Renan Calheiros e nós, deputados e senadores, vamos trabalhar juntos, para construir pautas em conjunto para superar a crise. É fundamental que as duas casas voltem a ter diálogo saudável, que deixamos de ter há muito tempo”, disse Maia.


Nas conversas no Planalto, o resultado da votação da Comissão de Constituição e Justiça, que derrotou o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e mandou seu processo para o plenário, onde será apreciado em agosto, também foi rapidamente tratado. O consenso é de que o quadro é totalmente desfavorável ao peemedebista. Com este capítulo encerrado, há quem defenda que se comecem a destravar nomeações a partir da semana que vem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)