(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Líderes desautorizam Maranhão e marcam eleição de substituto de Cunha para terça-feira

Mais cedo, o presidente interino da Câmara dos Deputados afirmou que a escolha seria feita na quinta-feira, porém, os parlamentares da liderança das legendas resolveram adiantar o ato para terça-feira, dia 12


postado em 07/07/2016 19:20 / atualizado em 07/07/2016 19:38

Os líderes partidários se reuniram na tarde desta quinta-feira e resolveram antecipar para terça-feira o dia programado para a eleição do substituto de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) que renunciou à presidência da Câmara dos Deputados. Segundo o líder do PTB, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), que presidiu a reunião, líderes que representam 280 deputados decidiram que a eleição começará às 13h59 e que as inscrições de candidaturas podem ocorrer até 12 horas, do dia.

Mais cedo, o presidente interino da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA), havia anunciado que a eleição será na próxima quinta-feira, dia 14. Mas o acordo dos líderes desautorizou o interino. Maranhão não participou da reunião.

A decisão de renunciar à presidência da Câmara foi tomada entre o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e seus aliados na madrugada desta quinta-feira. Cunha ouviu um por um e decretou, às 3h da madrugada: "Todo mundo concorda? Então será feita amanhã às 13h". Nesta quinta-feira, Cunha foi recebido pelos aliados na Câmara e ao final do pronunciamento recebeu os cumprimentos dos deputados em uma sala reservada.

Qualquer um dos 513 deputados da Casa pode concorrer ao cargo de presidente pelo mandato tampão. Para eleição em primeiro turno é necessário ter maioria qualificada. Caso isso não ocorre é feita a disputa em segundo turno e o vencedor é escolhido por maioria simples. A eleição é feita por voto eletrônico.

Primeiro candidato


O deputado Fausto Pinato (PP-SP) registrou oficialmente nesta quinta-feira (7), na Secretaria-Geral da Mesa, sua candidatura à Presidência da Câmara dos Deputados. Ele é o primeiro candidato a se registrar.

Renúncia


O presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), renunciou à presidência da Casa. "Resolvi ceder ao apelos generalizados dos meus apoiadores [...] Somente a minha renúncia poderá pôr fim a esta instabilidade sem prazo. A Câmara não suportará infinitamente", disse, ao ler sua carta de renúncia em entrevista à imprensa no Salão Nobre da Câmara.

Ao ler a carta, Cunha disse que é alvo de perseguição por ter aceito a denúncia que deu início ao processo de impeachment de Dilma Rousseff. "Sofri e sofro muitas perseguições em função das pautas adotadas. Estou pagando um alto preço por ter dado início ao impeachment. Não tenho dúvidas, inclusive, de que a principal causa do meu afastamento reside na condução desse processo de impeachment da presidenta afastada", disse. (com agências). 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)