(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Secretário controla mais de um partido no interior de Minas


postado em 04/07/2016 06:00 / atualizado em 04/07/2016 08:41

Arcos, cidade de 30 mil eleitores, na Região Centro-Oeste de Minas, é um fenômeno do pluripartidarismo. No município estão registradas 28 das 35 legendas reconhecidas pela Justiça Eleitoral em todo o Brasil. Em BH, por exemplo, com 1,8 milhão de eleitores, são 31 partidos regularmente registrados. E grande parte das legendas de Arcos é controlada, direta ou indiretamente, pelo “rei dos partidos”, como é popularmente conhecido o secretário de Planejamento, Sebastião Bittencourt, filiado a duas legendas. Do recém-criado Partido da Mulher Brasileira (PMB) ao PSOL, passando pelo DEM, pelo menos 13 legendas da cidade têm alguma ligação com a família de Sebastião Bittencourt, uma espécie de despachante, conhecido por montar partidos na cidade.


Ele é o presidente do PSB, mas é também secretário de organização da Rede Sustentabilidade, comandada oficialmente pelo seu filho Gustavo Bittencourt. Sua filha Layanne Fernandes Bittencourt é secretária do PHS e a mulher, Joana Darc Bittencourt, é a presidente. Tanto a Rede quanto o PHS têm como sede uma casa na Rua Álvares da Silva, no Centro de Arcos, que pertence à família de Bittencourt. Esse também é o mesmo endereço do PSOl, PTC, PMB, PRP e PPL . Ou seja, na casa da família de Sebastião estão registrados sete partidos das mais diversas correntes ideológicas. No caso do PSOL, PTC e PMB, o e-mail e os telefones de contato declarados oficialmente no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) pertencem a Sebastião. Já na casa de um de seus irmãos, funciona a sede do PSB.

O telefone celular e o e-mail particular dele também constam como contato oficial de pelo menos outras cinco legendas: DEM, PSC, PSDC, PRTB e PTB. Todas essas informações foram retiradas de certidões eletrônicas emitidas pelo TRE-MG. O endereço oficial do PTB é de uma rádio, que pertence à família do prefeito Claudenir José (PR), conhecido como Baiano, de quem Sebastião é secretário e cabo eleitoral. Baiano foi eleito em 2012 com o apoio de 12 legendas, seis delas ligadas a Sebastião. Não foi possível um contato com o presidente das legendas na cidade, pois até mesmo na sede estadual dos partidos o telefone de contato repassado é do próprio Sebastião, assim como o e-mail.

 

Imóveis alugados sem e-mail para contato

 

 O secretário de Planejamento de Arcos, Sebastião Bittencourt, nega ser o “dono” de 13 legendas. Segundo ele, os contatos de e-mail e telefone são os mesmos porque ele ajuda com a burocracia partidária. Quanto aos vários partidos no mesmo endereço, ele não respondeu e pediu que a reportagem enviasse e-mail com os questionamentos. “Sobre as legendas mencionadas (Rede, PHS, PSOL, PTC, PMB, PRP e PPL), os presidentes da Rede e do PHS residem no mesmo endereço. Os demais que constam naquele endereço, bem como aqueles que constam o meu e-mail e telefone como contato, se devem ao fato de os presidentes daquelas legendas residirem em imóveis alugados e ainda não possuírem e-mail ativo para contato”, diz. E completa: “Informo ainda que recebo os e-mails e correspondência e encaminho aos presidentes das mencionadas legendas, razão pela qual a menção aos meus endereços físico e eletrônico. Quanto à minha filiação, estou filiado ao PSB”. Na cidade, não é segredo a atuação de Sebastião em vários partidos. Com uma moto, segundo moradores, ele percorre a cidade em busca de filiados para as mais diversas legendas.

Mas essa não é a única família mineira a comandar várias legendas. O clã Tibelindo, do deputado federal Luis Tibé (PTdoB), controla o Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) e o Partido Republicano Progressista (PRP) e já dirigiu o extinto Partido Geral dos Trabalhadores (PGT). Tibé é o presidente nacional do PTdoB. Seu pai, Tibelindo Soares Resende, dirige o PRP mineiro. A mãe de Tibé, Arlie de Oliveira Resende, é dirigente do PTdoB e da Fundação Barão e Visconde de Mauá, entidade mantida pelo partido. Sua irmã, Maria Luisa de Oliveira Resende, também integra a direção do PTdoB e da fundação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)