(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ex-ministro dos governos Lula e Dilma é preso na Operação Lava-Jato

Paulo Bernardo foi preso manhã desta quinta-feira, em Brasília. Em Curitiba, no Paraná, a Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreensão na casa da senadora Gleisi Hoffmann (PT), casada com Bernardo


postado em 23/06/2016 07:05 / atualizado em 23/06/2016 10:41

A Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreensão como parte da Operação Custo Brasil na sede do Partido dos Trabalhadores, na capital paulista (foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
A Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreensão como parte da Operação Custo Brasil na sede do Partido dos Trabalhadores, na capital paulista (foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ex-ministro Paulo Bernardo(foto: Monique Renne/CB/D.A Press)
Ex-ministro Paulo Bernardo (foto: Monique Renne/CB/D.A Press)
O ex-ministro do Planejamento e das Comunicações Paulo Bernardo foi preso na manhã desta quinta-feira em Brasília sob acusação de envolvimento em crime de corrupção nas investigações da Operação Lava-Jato. Um mandado de busca e apreensão também está sendo cumprido na casa da senadora Gleisi Hoffmann (PT), em Curitiba, no Paraná. Na sede nacional do PT, em São Paulo, a Polícia federal também faz busca e apreensão no local.

Bernardo foi ministro dos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Planejamento) e da presidente afastada Dilma Rousseff (Comunicações). Juntamente com a mulher e senadora Gleisi Hoffmann (PT), Bernardo é investigado por recebimento de propina em esquema de corrupção na Petrobras. A acusação faz parte da delação do doleiro Alberto Youssef, que afirmou ter recebido determinação do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa para entregar R$ 1 milhão para a campanha de Gleisi Hoffman do Paraná, em 2010.

O ex-ministro, a senadora e o empresário Ernesto Kugler Rodrigues, de Curitiba foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República em maio deste ano. Paulo Bernardo e Gleisi foram denunciados por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A Procuradoria sustenta que o então ministro solicitou a quantia em favor da mulher diretamente ao engenheiro Paulo Roberto Costa, na época diretor de Abastecimento da Petrobras e um dos articuladores do esquema de corrupção na estatal indicado pelo PP. Preso em 2014, Costa fez delação premiada.

O doleiro Alberto Youssef, que também fez delação, operacionalizou o pagamento. Segundo o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o doleiro administrava o caixa de propinas do PP de onde saíram os valores em questão.

Custo Brasil


A operação da manhã desta quinta-feira, desdobramento da Operação Lava-Jato, é uma ação conjunta do Ministério Público Federal e a Receita Federal do Brasil e foi batizada de Operação Custo Brasil. Nesta nova etapa da operação, a Polícia Federal investiga o pagamento de propina, proveniente de contratos de prestação de serviços de informática, na ordem de R$ 100 milhões, entre os anos de 2010 e 2015, a pessoas ligadas a funcionários públicos e agentes públicos ligados ao Ministério do Planejamento.

Estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, 40 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de condução coercitiva nos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Distrito Federal, todos expedidos, a pedido da PF, pela 6ª Vara Criminal Federal em São Paulo.

Há indícios de que o Ministéro do Planejamento direcionou a contratação de uma empresa de prestação de serviços de tecnologia e informática para a gestão do crédito consignado na folha de pagamento de funcionários públicos federais com bancos privados, interessados na concessão de crédito consignado. Segundo apurou-se, 70% dos valores recebidos por essa empresa eram repassados a pessoas ligadas a funcionários públicos ou agentes públicos com influência no MPOG por meio de outros contratos - fictícios ou simulados.

O inquérito policial foi instaurado em dezembro de 2015, após a decisão do Supremo Tribunal Federal para que a documentação arrecadada na 18ª fase da Operação Lava-Jato, conhecida como Pixuleco II, fosse encaminhada para investigação em São Paulo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)