(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Planalto corre para aprovar projetos no Congresso

Governo interino corre para acelerar agenda no Congresso antes da esperada redução do ritmo das votações provocada pelas festas juninas e pelas eleições municipais neste ano


postado em 13/06/2016 06:00 / atualizado em 13/06/2016 07:33

Intenção é aprovar no Legislativo projeto de limite de gastos e regras para fundos de pensão(foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil - 25/5/16)
Intenção é aprovar no Legislativo projeto de limite de gastos e regras para fundos de pensão (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil - 25/5/16)

O governo corre contra o tempo para encaminhar ao Congresso o maior número de medidas possíveis para evitar que as propostas caiam no tradicional vácuo legislativo de junho e que se agrava em anos de eleições municipais. A partir da segunda quinzena de junho, a Câmara entra em ritmo lento por causa das festas juninas, eventos que afugentam a bancada nordestina do plenário em Brasília. Neste ano, há outro agravante: no fim deste mês, começam as convenções partidárias e os parlamentares passam a centrar suas atenções para as eleições municipais.

É uma questão de sobrevivência política. Prefeitos e vereadores são importantes cabos eleitorais para a eleição de deputados e senadores, que acontecerá em 2018. Não são raros os anos em que os parlamentares se mudam de vez para os estados e retornam a Brasília apenas em novembro, após as disputas municipais. “Particularmente, entendo que o ideal seria o Congresso trabalhar no mês de julho também, inclusive com esforço concentrado, fazendo pelo menos três sessões plenárias por semana no mês. Temos que entender que o momento é excepcional e vamos vencer as crises somente com muito trabalho”, defendeu o líder do PSD na Câmara, Rogério Rosso.

O Planalto ainda não sinalizou se pedirá ao Congresso uma convocação extraordinária. Mas já elegeu a lista de prioridades que pretende destrinchar ao longo dos próximos dois meses. A principal atenção é a conclusão do processo de impeachment no Senado, que tem calendário próprio já definido, cujo término está previsto para agosto. “Sem dúvida é o que temos de mais urgente. Enquanto isto não se resolver, todas as ações feitas por nós terão o carimbo da interinidade”, disse ao Estado de Minas o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima.

Na área legislativa, Temer também escolheu suas prioridades. Amanhã ele encaminha ao Congresso a proposta de emenda constitucional (PEC) que limita os gastos da União à evolução da inflação. Algumas correções estão sendo feitas no texto para tornar mais palatável a proposta no Congresso. Um dos principais entraves é o tempo em que a medida ficará em vigor. A equipe econômica não quer limitar um prazo, mantendo a regra até que a dívida pública esteja controlada. A ala política sugere que a proposta, draconiana, dure entre três e cinco anos.

No encontro que teve com deputados aliados na quinta-feira, Temer não explicitou qual sugestão será encaminhada ao Congresso. “Ele limitou-se a assumir o compromisso de, paulatinamente, reduzir a relação dívida/PIB, que está, atualmente, em 70%”, confirmou o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA). O tucano baiano reconhece que o calendário das festas juninas provocará um esvaziamento na Casa. “Não tem como evitar, as festas são uma tradição forte no Nordeste e os políticos precisam estar próximos dos eleitores”, completou Imbassahy.

A exemplo de Rosso, Imbassahy defende que, apesar das eleições municipais, as lideranças partidárias estabeleçam um calendário diferenciado de votações para que o país não paralise as atividades. “Este é um ano diferente, atípico, em relação aos demais. Não poderemos ter aquele sistema de recesso branco tradicional”, declarou o tucano baiano.

O Planalto também espera aprovar, amanhã, o projeto que estabelece novas regras para nomeações de cargos de diretoria para estatais e fundos de pensão. “Algumas mudanças foram necessárias para que o projeto não se tornasse inviável”, disse Geddel. Ele brincou que a medida serve como um antídoto à pressão dos aliados em busca de nomeações. Mas defendeu as alterações no texto, especialmente a que restringe a indicação a pessoas com experiência de dez anos no setor para a qual serão nomeadas. “O Pedro Parente (indicado para a diretoria da Petrobras) é um exímio administrador e gestor público e de empresas. Para ser presidente da Petrobras, ele não precisa saber como se perfura um poço de petróleo”, completou ele.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)