(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Temer nega avião da FAB para Dilma

O governo entende que ela só teria direito a aeronave se fosse para eventos oficiais. Presidente afastada tem agenda na quinta-feira em Campinas (SP)


postado em 07/06/2016 09:19 / atualizado em 07/06/2016 10:58

Brasília, 07 - O governo do presidente em exercício Michel Temer negou à presidente afastada Dilma Rousseff pedido para providenciar um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para ela e seu staff viajarem, para Campinas, em São Paulo, onde ela visitaria o Projeto Sírius, de construção de um acelerador de partículas e participaria de um encontro com intelectuais.

Essa é a primeira vez que o Planalto nega um pedido de avião feito pela petista, depois que a Subsecretaria de Assuntos Jurídicos (SAJ) da Casa Civil emitiu, na semana passada, um parecer regulamentando a decisão do Senado sobre os direitos de Dilma durante o afastamento. No item avião, ela tem direito apenas ao uso entre Brasília e Porto Alegre, onde reside sua família.

Na tarde desta segunda-feira, 6, a assessoria de Dilma encaminhou para o Gabinete de Segurança Institucional pedido da aeronave para a ida a Campinas, na Quinta-feira (9). Apesar de já existir uma regra, o procedimento do GSI é consultar o jurídico a cada pedido que chega. O de ontem foi negado.

O governo entende que ela só teria direito a aeronave se fosse para eventos oficiais e este foi o motivo pelo qual, oficialmente, permitiu que Dilma fizesse as viagens anteriores, que poderiam estar previamente marcadas. Depois que se afastou, Dilma já usou o avião da FAB para ir para casa e para dois eventos considerados partidários, em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro.

Desde a semana passada, Temer decidiu partir para o confronto e enfrentar Dilma como adversária política. Além de cortar o avião para rodar o País, Temer restringiu o número de assessores e limitou o uso de Dilma ao Palácio da Alvorada, sem direito a usar, por exemplo, a Granja do Torto.

A assessoria da presidente afastada diz que ela "vai tomar as medidas necessárias para reverter os abusos cometidos pelo Palácio do Planalto, em todos os foros adequados".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)