(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dilma pede ao Congresso urgência na tramitação de projetos contra corrupção


[]

postado em 11/05/2016 09:49

Brasília, 11 - A presidente Dilma Rousseff solicitou ao Congresso Nacional que seja atribuído o regime de urgência a três projetos de lei em tramitação na Câmara dos Deputados que foram lançados por ela em março do ano passado dentro do chamado pacote anticorrupção, com sete medidas. As mensagens com as solicitações estão publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 11.

O primeiro projeto, de número 855/2015, estabelece sanções a atividades ilícitas relacionadas a prestação de contas de partido político e de campanha eleitoral, tornando crime a prática de caixa 2. As outras duas propostas referem-se ao Projeto de Lei 2.902/2011, que altera o Código de Processo Penal para dispor sobre indisponibilidade de bens, direitos e valores adquiridos por meio de atos de corrupção, e ao Projeto de Lei nº 5.586/2005, que acrescenta artigo ao Código Penal para criminalizar o enriquecimento ilícito de servidores públicos.

O pedido de urgência ao texto que criminaliza o caixa 2 de partidos foi feito agora, mais de um ano depois do lançamento das medidas contra corrupção. O pedido de urgência para os outros dois projetos, no entanto, é uma reapresentação. O governo já havia solicitado tramitação urgente para eles no ano passado, mas retirou o pedido em junho para poder abrir espaço para votação da proposta de desoneração da folha de pagamento de empresas de vários setores da economia.

No Diário Oficial de hoje, Dilma ainda solicita aos parlamentares urgência na tramitação de um projeto de lei que dispõe sobre a proteção do consumidor e sobre os Juizados Especiais Cíveis e Criminais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)