(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GUERRA DE VERSÕES

Temer se antecipa à fala de Dilma na ONU e rebate acusações da presidente

Já em Brasília, por questões de segurança, Temer conversa com imprensa estrangeira e afirma que falar de golpe prejudica a imagem do Brasil


postado em 22/04/2016 06:00 / atualizado em 22/04/2016 07:39

(foto: Euler Junior/EM/DA Press)
(foto: Euler Junior/EM/DA Press)

Brasília – Antecipando-se ao pronunciamento que a presidente Dilma Rousseff fará hoje durante evento em Nova York, na Organização das Nações Unidas (ONU), o vice-presidente Michel Temer deu início a uma estratégia para rebatê-la em agências internacionais. Antes de ser atacado perante a comunidade estrangeira, Temer concedeu entrevistas à agência Dow Jones, ao Wall Street Journal, ao Financial Times e ao New York Times. À Dow Jones, o peemedebista refutou o termo “golpe” dado ao processo de impeachment e disse ter um gabinete na cabeça, mas não antecipou nomes. Enquanto Dilma não retorna ao Brasil, amanhã, Temer é o presidente em exercício. Ontem, por recomendação da segurança presidencial, ele voltou a Brasília, onde pode se encontrar com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) para debater o rito do impeachment.

As entrevistas concedidas ao Financial e ao Times estavam marcadas para serem divulgadas hoje, no mesmo dia em que Dilma pretende iniciar uma ofensiva na ONU, durante o acordo de Paris sobre mudanças no clima. Temer passou a última semana em São Paulo e voltou ontem a Brasília depois que um grupo protestou em frente a sua casa na capital paulista. Segundo a assessoria de imprensa, ele retornou devido a orientações de segurança.

À Dow Jones, Temer afirmou estar pronto para assumir o governo caso o impeachment avance no Senado. “Ela (Dilma) tem dito que eu sou um conspirador, o que obviamente é algo triste para mim e para a Vice-Presidência da República”, disse. Temer ainda reafirmou que o processo de impedimento é legal. “Cada passo do impeachment está de acordo com a Constituição. Como isso poderia ser chamado de golpe?”, questionou. Ele afirmou tratar com aliados sobre nomes para compor um possível governo, mas não antecipou quais estão com os pés na Esplanada. “Quando o tempo chegar, eu terei um gabinete na cabeça e, apenas nesse momento, revelarei nomes.”

O contra-ataque já estava montado ontem, pouco tempo depois de ser ventilada a possibilidade de Dilma acusar ser vítima de um “golpe” à imprensa estrangeira durante o evento na ONU. Não está certo que ela abordará o assunto no discurso de três minutos a que tem direito. Além de Temer, o presidente em exercício do PMDB, Romero Jucá (RR), também trabalha em ofensiva com agências internacionais. Há ainda outros aliados, como o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores da Casa, com uma comitiva, que tem servido como porta-voz do vice. Ele tem se encontrado com lideranças locais e refutado a ideia de o processo ser ilegal.

A estratégia do Palácio do Planalto não repercutiu bem entre a oposição, que escalou outros parlamentares para irem à cidade norte-americana a fim de contrapor os discursos de Dilma. Carregam com eles matérias sobre ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) rebatendo Dilma. Na quarta-feira, o mais antigo ministro da Corte classificou como “equívoco gravíssimo” chamar o impeachment de golpe. Outros ministros, como Dias Toffoli e Gilmar Mendes referendaram o decano. Eles ainda pediram “responsabilidade” e alertaram para a possibilidade de a imagem do Brasil no exterior ficar ainda mais manchada. O Movimento Vem Junto, pró-impeachment, está organizando um protesto contra Dilma na cidade norte-americana.

Encontro costurado Ontem pela manhã, Temer reuniu-se com um dos seus braços direitos, o presidente da Fundação Ulysses Guimarães e ex-ministro da Aviação Civil, Moreira Franco. Pela manhã, cerca de 100 manifestantes reuniram-se em frente à casa de Temer, no Alto Pinheiros, na capital paulista, para criticá-lo. Foram levadas faixas com os dizeres “golpista” e no chão foi pintada a expressão “QG do golpe”. A manifestação, porém, foi rápida. Durou cerca de 30 minutos. A assessoria de imprensa afirmou que ele foi aconselhado pela segurança presidencial a voltar a Brasília.

A volta, no entanto, ocorre também para que Temer exerça a presidência interina e intensifique as articulações no Senado. Na quarta-feira, o ex-ministro Eliseu Padilha, outro braço direito, disse, em conversa com jornalistas, que não estava descartada uma conversa com Renan Calheiros, nos próximos dias, o que já vem sendo articulado. Interlocutor do vice no Senado, Jucá também deve participar do encontro. A reunião pode ocorrer hoje, antes do retorno de Dilma a Brasília.

“Se nós temos conversado com as principais lideranças, por óbvio teria de conversar com ele e falar sobre o que está acontecendo. Michel não vai sugerir nada no que diz respeito ao impeachment. Não vai ter nenhuma interferência. Vai falar sobre o processo político e o clima no Senado”, disse um dirigente peemedebista. Na segunda-feira, haverá a eleição dos nomes indicados para compor a comissão especial que analisará a admissibilidade do pedido na Casa. Acordos definiram os nomes de Antonio Anastasia (PSDB-MG) para relator e Raimundo Lira (PMDB- PB) para presidente.

‘Democracia em perigo’

Além de “denunciar o golpe em curso” nas Nações Unidas, a presidente Dilma deve conceder pelo menos duas entrevistas à mídia estrangeira, nas quais pretende relatar que a democracia “está em perigo” no Brasil. O processo de impeachment de Dilma tem ganhado espaço nas publicações internacionais, seja em editoriais ou reportagens.

A presidente embarcou em um helicóptero para a Base Aérea de Brasília, do Palácio da Alvorada, residência oficial, às 9h30 de ontem. No lado de fora, na área reservada para estacionamento, um grupo de simpatizantes promovia um café da manhã contra o impeachment e de apoio à presidenta. Esta é a primeira vez que Dilma deixa o país após a abertura do processo de impeachment ter sido aprovada na Câmara dos Deputados.

A informação de interlocutores do governo é que a presidente foi convencida a fazer a viagem para pregar ao mundo que está sofrendo um golpe. De acordo com análises internas do Palácio do Planalto, Dilma não tem alternativa, porque a admissibilidade do processo de impeachment no Senado é dada como praticamente certa. A saída seria criar uma pressão internacional contra o processo e angariar apoio popular.

A aposta é que os movimentos sociais voltem a organizar grandes manifestações contra o processo de afastamento, e que, com o tempo, a sociedade perceba que o vice-presidente, Michel Temer, não teria apoio para assumir o poder. De acordo com o ministro-chefe do Gabinete da Presidência, Jaques Wagner, em entrevista a imprensa internacional “está clara a existência um golpe dissimulado para tomar a presidência da República”.

Wagner disse que, em Nova York, a presidente falará momento político brasileiro. “Ela não poderá deixar de manifestar sua indignação com o golpe que se está se construindo no Brasil; que o processo em curso é artificial e falso, porque Dilma é uma mulher honesta que não cometeu nenhum crime, e o que está havendo no país é o mau uso do impeachment”, disse.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)