(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Secretário se filia ao PSB e prepara candidatura a prefeito de BH

Filiação ao PSB do secretário de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, esquenta o debate sobre o nome do partido, numa possível aliança com os tucanos, para a disputa da PBH


postado em 01/04/2016 06:00 / atualizado em 01/04/2016 07:37

Josué Valadão é um dos favoritos do prefeito Marcio Lacerda para ser o candidato à Prefeitura de BH(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press - 17/3/15)
Josué Valadão é um dos favoritos do prefeito Marcio Lacerda para ser o candidato à Prefeitura de BH (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press - 17/3/15)

Em clima de convenção pré-eleitoral, o secretário de Obras e Infraestrutura da Prefeitura de Belo Horizonte, Josué Valadão, se filiou ao PSB, partido do prefeito Marcio Lacerda. Valadão, que acompanha o prefeito desde seus tempos de empresário, é um dos favoritos de Lacerda para ser candidato à sua sucessão. A filiação de Valadão foi feita na noite dessa quarta-feira (30), no Clube dos Oficiais, e contou com a presença de cerca de mil pessoas, a maioria delas lideranças comunitárias, vereadores da base de apoio do prefeito, candidatos às eleições deste ano e apoiadores do nome de Valadão. Nenhum representante do PSDB compareceu. Integrantes do PPS e do PRB, que devem se aliar ao PSB na disputa pela prefeitura, marcaram presença na festa.

PSB e PSDB discutem a possibilidade de uma aliança para a disputa pela prefeitura, mas as conversas têm andado um pouco devagar. Os dois partidos decidiram testar em pesquisas qualitativas quatro nomes de possíveis candidatos: Valadão, o diretor-presidente da Cenibra, Paulo Brant, indicados por Lacerda, o vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros (PV), e o deputado estadual João Leite (PSDB), esses dois últimos avalizados pelo senador Aécio Neves (PSDB). De acordo com um integrante do partido, ligado ao prefeito, o nome de Valadão é o que parece melhor avaliado nos levantamentos. “Pelas qualitativas fica bem claro que vale muito a pena trabalhar o nome de Valadão”, garante.

Para integrantes dos partidos que apoiam e também dos que fazem oposição ao prefeito, a festa armada pelo PSB para promover a filiação de Valadão foi entendida como um pré-lançamento da sua candidatura, apesar de alguns integrantes da legenda defenderem a indicação de Paulo Brant. Além desse ato, o secretário tem se movimentado nos bastidores com muita desenvoltura e tido reuniões frequentes com lideranças nas regionais da prefeitura, sempre com a desculpa de discutir obras.

Apesar do evento dessa quinta-feira (31), as conversas com o PSDB ainda continuam e serão retomadas assim que vencer o prazo dado pela legislação eleitoral para a filiação. A decisão final sobre a candidatura na capital mineira e os acordos que serão fechados para a formação das chapas majoritária (prefeito e vice) e proporcional (vereadores) vai passar também por um discussão ampla sobre a eleição nas 68 cidades mineiras com mais de 50 mil eleitores.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)