O ministro mais antigo do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, criticou nesta quinta-feira (17/3) as declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, grampeado pela Polícia Federal, nas quais ele diz que a corte está “acovardada”.
“Conhecida figura política de nosso país, em diálogo telefônico com terceira pessoa, ofendeu, gravemente, a dignidade institucional do Poder Judiciário, imputando a este Tribunal a grosseira e injusta qualificação de ser 'uma Suprema Corte totalmente acovardada'”, disse ele hoje.
Segundo Mello, no telefonema, Lula fez um “insulto” considerado “absolutamente inaceitável”. Segundo o ministro, a afirmação traduz “reação torpe e indigna, típica de mentes autocráticas e arrogantes que não conseguem esconder, até mesmo em razão do primarismo de seu gesto leviano e irresponsável, o temor pela prevalência do império da lei e o receio pela atuação firme, justa, impessoal e isenta de Juízes livres e independentes”.
O ministro disse que, respeitado o direito à ampla defesa e contraditório, os magistados do país vão “fazer recair” sobre os culpados “todo o peso da autoridade das leis criminais de nosso país”.
Mello destacou a República não admite “privilégios” e, ainda, “repudia favores especiais”. “Condutas criminosas perpetradas à sombra do Poder jamais serão toleradas, e os agentes que as houverem praticado, posicionados, ou não, nas culminâncias da hierarquia governamental, serão punidos por seu Juiz natural na exata medida e na justa extensão de sua responsabilidade criminal.”
Publicidade
Ministro do STF critica Lula por dizer que corte está "acovardada"
Conhecida figura política de nosso país, em diálogo telefônico com terceira pessoa, ofendeu, gravemente, a dignidade institucional do Poder Judiciário, imputando a este Tribunal a grosseira e injusta qualificação de ser 'uma Suprema Corte totalmente acovardada
Publicidade
