(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dilma dá posse a Lula em cerimônia marcada por manifestações pró e contra o governo

A presidente fez um discurso com defesa veemente do estado democrático de direito, criticando a escuta telefônica divulgada nessa quarta-feira (16) pela Justiça Federal do Paraná


postado em 17/03/2016 11:49 / atualizado em 17/03/2016 12:08

Presidenta Dilma Rousseff e o Lula durante cerimônia de posse nesta quinta-feira (foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
Presidenta Dilma Rousseff e o Lula durante cerimônia de posse nesta quinta-feira (foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

A presidente Dilma Rousseff deu posse na manhã desta quinta-feira ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a outros dois ministros em meio a manifestações contrárias e de apio ao governo. O ponto deputado Major Olímpio (SD/SP) gritou logo no início do discurso da presidente: "vergonha o que está acontecendo aqui". Na maior parte do tempo, Dilma foi muito apluadida pela plateia e, da mesma forma, Lula também ganhou  manifestações de apoio. A plateia também gritou em coro: "Não vai ter golpe".

Em seu discurso, Dilma fez a defesa dos magistrados com base em provas obtidas conforme a lei.  Ela criticou, no entanto, os vazamentos eletivos da Operação Lava-Jato. Criticou também  o que a presidente chamou de "investigações baseadas em grampos ilegais, que não favorecem a democracia neste país". Dilma se referia às escutas telefônicas divulgadas nessa quarta-feira (16) pela Polícia Federal do Paraná, onde atua o juiz Sérgio Moro na coordenação da força-tarefa da Operação Lava-Jato.

Dilma diz que não recuará da exigência para que seja feita a " mais rigorosa apuração" do grampo telefônico que falagrou conversa entre ela e  Lula. Dilma classificou a escuta como ilegais e que ferem não só o direito de quem está no cargo de presidente da República, mas também o direito do cidadão. "Os golpes começam assim", alertou a presidente

Os novos ministros assinaram o termo de posse por volta das 10h45 desta quinta-feira ao lado da presidente Dilma Rousseff, em cerimônia no Palácio da Liberdade. Assinaram os termos o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como ministro-chefe da Casa Civil; Eugênio José Guilherme de Aragão, como ministro da Justiça; e Mauro Ribeiro Lopes, ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC). Jaques Wagner, novo ministro-chefe do gabinete pessoal da presidente, teve problemas com voo que saia de Salvador não compareceu à solenidade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)