(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Justiça Federal disponibiliza íntegra do depoimento de Lula à Polícia Federal

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou depoimento à Polícia Federal na sexta-feira (4) após ser conduzido coercitivamente. Veja abaixo a íntegra do depoimento


postado em 14/03/2016 11:55 / atualizado em 14/03/2016 13:22

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva(foto: Nelson Almeida)
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto: Nelson Almeida)
A Justiça Federal do Paraná disponibiliizou nesta segunda-feira o depoimento na íntegra do do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Polícia Federal, após ser conduzido coercitivamente na sexta-feira (4) para depor por determinação de mandado expedido pelo juiz Sérgio Moro, coordenador da da força-tarefa da Operação Lava-Jato. O depoimento durou cerca de três horas no escritório da Polícia Federal no Aeroporto de Congonhas, zona sul paulistana. Segundo o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), as declarações foram prestadas para dois procuradores na presença de três advogados, entre eles Roberto Teixeira e Cristiano Zanin Martins. (Clique  aqui e veja a  íntegra do depoimento)

No depoimento Lula fala sobre as palestras que o ex-presidente concedeu após deixar o Palácio do Planalto e a ligação com um sítio em Atibaia, interior paulista. Também foram alvo de questionamentos, a relação de Lula com o apartamento tríplex no Guarujá, no litoral de São Paulo, e os bens que Lula recebeu nos dois mandatos na presidência do país, que devem ser mantidos por ele como acervo histórico.

De acordo com o Ministtério Público Federal recebeu de empreiteiras, investigadas na Lava-Jato, R$ 20 milhões em doações e que a LILS Palestras, de propriedade do ex-presidente, recebeu R$ 10 milhões. Investigadores querem saber se os recursos vieram de desvios da Petrobras e se foram usados de forma lícita. Parte do dinheiro foi transferido do Instituto Lula para empresas de filhos do ex-presidente, e o MPF apura se os serviços foram de fato prestados.

Após ser liberado pela Polícia Federal, em pronunciamento na sede do diretório do PT, em São Paulo, Lula protestou contra a forma com que foi levado para dar esclarecimentos. O ex-presidente foi levado de sua casa, em São Bernardo do Campo, na região do Grande ABC, sob um mandado de condução coercitiva. Lula argumentou durante o pronunciamento que já havia atendido a intimações anteriores da Polícia Federal e que, portanto, não precisava ser conduzido "debaixo de vara".

Além da condução coercitiva, foram expedidos mandados de busca em diversos endereços do ex-presidente, como parte da 24ª fase da Operação Lava-Jato.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)