(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Imprensa internacional repercute ação da PF que tem Lula como alvo

Etapa da Lava-Jato deflagrada pela Polícia Federal repercutiu nos principais portais pelo mundo nesta sexta-feira, 04


postado em 04/03/2016 08:25 / atualizado em 04/03/2016 09:13

A nova fase da operação Lava Jato e a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganham destaque na imprensa europeia. A operação da Polícia Federal é manchete da edição espanhola do portal do El País. A emissora britânica BBC publicou notícia urgente na página em inglês sobre o tema.

A versão eletrônica do El País dá grande destaque ao tema e a manchete do site informa que "Polícia faz buscas em domicílio de Lula pelo caso de corrupção da Petrobras". O jornal espanhol informa que foram feitas buscas na casa do ex-presidente e os policiais chegaram por volta das 6 horas ao imóvel em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Também noticia as buscas na residência de um dos filhos do ex-presidente, Fábio Luiz Lula da Silva.

No site da emissora BBC, há uma notícia urgente com o título "Polícia do Brasil faz buscas na casa de Lula". O texto em atualização informa que as buscas são relacionadas ao esquema de corrupção na empresa estatal Petrobras. O tema tem chamada no portal de notícias da BBC.

No argentino Lá Nación, a operação é destacada com a manchete ''Corrupção no Brasil: (PF) faz buscas na casa de Lula e o levam para depor'' 

O francês Le Monde destaca as buscas em moradias do petista, com a manchete "Brasil: buscas na casa do ex-presidente Lula'
A operação foi deflagrada na manhã desta sexta-feira, com base em investigações sobre a compra e reforma de um sítio em Atibaia frequentado pelo petista, o fato de sua mudança ter sido transportada para o local e a relação desses episódios com empreiteiras investigadas na Lava-Jato, além da relação dele com um triplex no Guarujá reformado pela OAS.

A Operação foi batizada de Aletheia em referência a expressão grega que significa busca da verdade. Cerca de 200 policiais estão nas ruas e 30 auditores da Receita para cumprir 44 ordens judiciais, entre elas 33 mandados de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

São investigados crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, entre outros praticados por diversas pessoas no contexto do esquema criminoso revelado pela Lava-Jato que envolve pagamento de propina por grandes empreiteiras em troca de obras na Petrobras a partidos políticos.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)