(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lula sofre derrota e panelaço em um único dia

Conselho do Ministério Público derruba liminar e mantém promotor no comando de investigações sobre triplex que seria de Lula, enquanto população faz novo protesto durante programa do PT


postado em 24/02/2016 06:00 / atualizado em 24/02/2016 07:15

Morador bate panela na Avenida Bandeirantes, no Bairro Mangabeiras, Centro-Sul de BH. Protesto nos prédios e nas ruas pelo país foi mais intenso quando Lula apareceu na TV. Ele disse que o governo cometeu mais acertos do que erros (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Morador bate panela na Avenida Bandeirantes, no Bairro Mangabeiras, Centro-Sul de BH. Protesto nos prédios e nas ruas pelo país foi mais intenso quando Lula apareceu na TV. Ele disse que o governo cometeu mais acertos do que erros (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT tiveram uma derrota dupla ontem. Autorizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) a permanecer investigando se Lula e a mulher, Marisa Letícia, são proprietários de um sítio em Atibaia e de um triplex no Guarujá, em São Paulo, o promotor Cássio Conserino começará a avaliar hoje a possibilidade de agendar novo depoimento do petista. À noite, o programa do partido na televisão e no rádio foi alvo de panelaços e buzinaços em pelo menos 14 capitais do país. A manifestação foi a oitava desse tipo contra a presidente Dilma Rousseff e o governo do PT. Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Recife, Natal, Salvador, Maceió, Goiânia, Brasília, João Pessoa, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis tiveram protestos. Em BH, as panelas soaram em vários bairros durante os 10 minutos em que o PT exibiu o seu programa, em que Dilma, com baixa popularidade e ameaçada por um processo de impeachment no Congresso, foi poupada e não apareceu. A cor vermelha, marca registrada da legenda, também apareceu pouco.

Diversos grupos contrários ao PT, entre eles o movimento “Vem Pra Rua Brasil”, convocaram o panelaço pelo Facebook. Moradores foram para as varandas dos prédios em bairros como Funcionários, Serra, São Bento e Santa Lúcia, na Região Centro-Sul da capital. Nos bairros Gutierrez e Buritis, na Região Oeste, também foram registrados protestos, assim como na Floresta, Leste da cidade. Motoristas aderiram e buzinaram os carros.

No Rio, houve forte barulho nos bairros do Leme, Copacabana, Jardim Botânico, Flamengo, Lagoa, Laranjeiras e Ipanema, além de bairros da Zona Norte, como Tijuca e Maracanã. As manifestações ficaram ainda mais intensas quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apareceu na TV para se defender de suspeitas. Gritos de “ladrão e bandido” puderam ser ouvidos. Em São Paulo, assim que começou o programa, moradores de vários bairros começaram a bater panelas nas janelas. Além disso, alguns xingavam nominalmente integrantes do PT. A manifestação foi registrada em bairros como Jardins, Pompeia, Pinheiros, Bela Vista, Moema e Vila Nova Conceição. Foram registrados panelaços ainda no Itaim, Sacomã e Tatuapé. Muitos carros pararam no meio do trânsito para buzinar. Também foram registrados panelaços em cidades no litoral e no interior de São Paulo.

Durante os dois últimos programas do PT na TV no ano passado, também houve panelaço. O protesto de agosto chegou a ser registrado em mais de 20 estados. A presidente Dilma também já foi alvo de cinco manifestações desse tipo desde 2015. O último aconteceu no início de fevereiro, durante o pronunciamento da presidente para alertar a população sobre a necessidade de combate ao mosquito Aedes aegypti.

As manifestações caseiras tiveram grande repercussão em março do ano passado, quando houve dois dias seguidos de bateção de panela, no auge dos protestos pelo impeachment da presidente, que levaram às ruas cerca de dois milhões de pessoas. Por causa dos protestos, Dilma chegou a não fazer o tradicional pronunciamento do Dia do Trabalho e optar por vídeos postados nas redes sociais.

TRIPLEX O programa fez um desagravo a Lula. Sem mencionar as investigações de que o ex-presidente tem sido alvo (como as ligações com um triplex no Guarujá, em São Paulo e com um sítio em Atibaia), o PT considerou que aqueles “que hoje que tentam manchar a história de Lula são os mesmos de ontem”. Em off, o locutor prosseguiu, sustentando que “as ofensas, as acusações, a privacidade invadida”, irão passar. “A luta é antiga e vamos vencer novamente, porque você permanece sendo a voz de um país pobre que se fez forte, que se fez novo. E isso que importa”, acrescentou o locutor. Ao dar a sua explicação para a recessão, o PT sustentou que todos os países passam por períodos de maior e menor crescimento econômico. Após mencionar crises anteriores, como a de 1929, com a quebra da Bolsa de Valores de Nova York, o partido considerou que a crise de 2008 ainda não acabou. “O Brasil quebrou no passado três vezes e teve que pedir dinheiro ao Fundo Monetário Internacional (FMI)”, disse o locutor.

“É verdade que erramos, mas acertamos muito mais e podemos melhorar”, admitiu Lula. “Temos tudo para voltar a crescer”, acrescentou ele, depois de enumerar o que considerou avanços de governos petistas. “É isso que, no fundo, incomoda essa gente que não gosta de dividir a poltrona dos aviões com o nosso povo”, afirmou Lula.  (Com agências)

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)