(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parlamentares já podem trocar de legenda sem nenhuma punição

A mudança foi aprovada no ano passado e deve alterar a composição da Câmara e das assembleias legislativas empossadas há pouco mais de um ano


postado em 18/02/2016 06:00 / atualizado em 18/02/2016 08:04

A janela partidária abre hoje a dança das cadeiras na Câmara dos Deputados e em todos os parlamentos do país. Nos próximos 30 dias, os detentores de mandato eletivo podem trocar de legenda sem nenhum risco de serem punidos por infidelidade partidária. A mudança foi aprovada no ano passado e deve alterar a composição da Câmara e das assembleias legislativas empossadas há pouco mais de um ano. Muitos parlamentares vão aproveitar a oportunidade para escolher um novo partido de olho nas eleições municipais deste ano, quando serão escolhidos prefeitos e vereadores. Outros já vão mudar pensando em 2018, já que até lá as regras eleitorais podem ser mudadas, como acontece praticamente todo ano que antecede eleições.

Na Câmara dos Deputados a expectativa é de que haja uma movimentação de pelo menos 50 parlamentares. Em Minas Gerais, na Assembleia Legislativa, os próprios deputados apostam em oito a 10 trocas. Na bancada mineira em Brasília, a mudança deve ser menor, no máximo cinco, apostam as especulações. Os números finais só serão conhecidos no fim do prazo, já que muitas das articulações ainda estão em andamento, principalmente quando o motivo da troca é a eleição que se aproxima.

Na Câmara, as conversas são de que o deputado federal Laudívio Carvalho deve deixar o PMDB. O parlamentar foi o único dissidente do partido em Minas na votação de ontem que reconduziu Leonardo Picciani (RJ) à liderança do partido na Casa – candidatura que contou com o aval da presidente Dilma Rousseff. Laudívio apoiava Hugo Mota (PB), candidato de Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A derrota de Mota pode precipitar a saída do parlamentar, que tem sido cortejado pelo PSD. A assessoria do deputado diz que não há nenhuma definição nesse sentido.

DEBANDADA O deputado federal Eros Biondini comunicou ontem deixar o PTB. Pré-candidato a prefeito de Belo Horizonte, Biondini vai se filiar ao PROS para ser candidato à sucessão de Marcio Lacerda (PSB). O também deputado federal Stefano Aguiar (PSB) é outro que deve deixar o partido. O parlamentar deve acompanhar a debandada de Leandro Genaro, deputado estadual eleito também pelo PSB. Os dois estão insatisfeitos com o tratamento dado pelo partido a Contagem, na região metropolitana, onde são majoritários. Segundo Leandro, eles têm sido preteridos pelo partido. “Tenho sido empurrado com a barriga e não consigo ser atendido em nada na cidade, onde sou o mais bem votado”, reclama. Ele diz que não pode falar por Stefano, mas que a tendência é de que os dois saiam juntos. Stefano não foi localizado para comentar essa possibilidade.

Também podem deixar a legenda os deputados que recentemente se filiaram ao Partido da Mulher Brasileiro (PMB). A legenda ganhou seis deputados mineiros, mas pode perder boa parte deles para a janela partidária.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)