(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cardozo diz que não vai comentar operação Triplo X e destaca combate à corrupção


postado em 27/01/2016 12:07 / atualizado em 27/01/2016 12:37

Ministro José Eduardo Cardozo(foto: Valter Campanato/ Agência Brasil)
Ministro José Eduardo Cardozo (foto: Valter Campanato/ Agência Brasil)
Brasília - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, evitou fazer comentários sobre a 22ª fase da Operação Lava-Jato - denominada Triplo X -, deflagrada nesta quarta-feira, 27, pela Polícia Federal. Cerca de 80 policiais federais cumpriram 15 mandados de busca e apreensão, 6 mandados de prisão temporária e 2 mandados de condução coercitiva nas cidades de São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo e Joaçaba (Santa Catarina).

"A PF executa mandados hoje e não sei se já houve levantamento de sigilo sobre operação, portanto, não farei comentários sobre operação em execução hoje. O que posso dizer é que a Polícia Federal está cumprindo o que foi determinado pelo Judiciário", limitou-se a dizer.

Segundo a PF, este desdobramento da Lava-Jato apura "a existência de estrutura destinada a proporcionar a investigados na operação policial a abertura de empresas off-shores e contas no exterior para ocultar ou dissimular o produto dos crimes de corrupção, notadamente recursos oriundos de delitos praticados no âmbito da Petrobras".

Tumor


Questionado sobre o aumento da percepção da população sobre a corrupção no país, Cardozo comparou a questão a um tumor. "Muitas vezes um tumor existe, mas pela sua evolução indolor a pessoa acha que está saudável. Porém, quando um médico descobre o tumor, às vezes a pessoa duvida do diagnóstico ou briga com o médico. Mas foi o médico que relevou que a pessoa estava doente", disse o ministro.

Segundo ele, o Brasil tem tido governos que têm colocado "a nu" a corrupção e criado mecanismos para combatê-la. "Os governos Lula e Dilma não agiram para esconder o tumor, mas para expô-lo. Esse é um ônus que todos correm quando a corrupção é descoberta. Ou seja, aumenta-se a percepção da corrupção quando ela é combatida. Quando as pessoas acobertam a corrupção, a percepção é de que ela não existe. A corrupção é percebida porque o governo não se acumplicia com a corrupção", completou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)