(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Senador propõe alternativa ao impeachment

Proposta de Emenda à Constituição com este propósito tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado


postado em 25/01/2016 09:36 / atualizado em 25/01/2016 11:37

Senador Cristovam Buarque (PDT/DF)(foto: Minervino Junior/CB/D.A. Press)
Senador Cristovam Buarque (PDT/DF) (foto: Minervino Junior/CB/D.A. Press)
Uma alternativa ao impeachment tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ). A proposta de emenda à Constituição (PEC) aguarda parecer da CCJ e prevê o referendo revogatório de mandatos de políticos eleitos pelo voto majoritário (presidente, governadores e prefeitos). "O eleitor tem o direito de se arrepender e não ficar apenas na possibilidade do do difícil, complicado e arriscado impeachment feito pelo parlamentares", justificou o autor da PEC, senador Cristovam Buarque (PDT).

De acordo com a PEC 160/2015, políticos eleitos pelo voto majoritário podem ter o mandato revogado caso 5% dos eleitores apresentem uma proposta de referendo revogatório. Segundo a última contagem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2014 o número de brasileiros aptos a votar era de 141.824.607.

Aprovada a PEC pelo Congresso, a Justiça Eleitoral convocaria o referendo. Para cassar o mandato do eleito seriam necessários mais de 50% dos votantes. Em que momento esse referendo revogatório poderia ser apresentado? Isso ainda não está definido na proposta de Buarque. Ele opinou que o prazo para tanto deveria ser de no máximo até a metade do mandato do eleito.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)