(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Voto no papel mexe com imaginário de eleitores


postado em 02/12/2015 06:00 / atualizado em 02/12/2015 08:06

Urna eletrônica pode virar coisa do passado por falta de verba(foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)
Urna eletrônica pode virar coisa do passado por falta de verba (foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)

A simples possibilidade de o Brasil voltar ao tempo do voto de papel – hipótese aventada na segunda-feira pela Justiça Eleitoral diante do contingenciamento de recursos pelo governo federal – mexeu com o imaginário dos eleitores da era eletrônica e trouxe lembranças aos antigos, que participaram do processo manual. Até a década de 1990, quando surgiram as primeiras urnas eletrônicas, as eleições eram cercadas de expectativa, tensão e até brigas e fraudes. O eleitor demorava dias para saber quem foi escolhido para os cargos que votou. A apuração era feita em grandes ginásios, acompanhada de perto pelos fiscais dos partidos, que muitas vezes se desentendiam.

Uma fonte de conflito era a letra dos eleitores. Como nas eleições proporcionais era preciso que cada um escrevesse o nome do seu candidato, já que centenas disputam vagas no Legislativo, sempre havia o fiscal querendo puxar a sardinha para o seu lado, garantindo que o nome que estava escrito era o da sua legenda e não da outra. Pelo código eleitoral, iniciada a apuração ela não poderia ser interrompida nem aos sábados e domingos. O trabalho deveria ocorrer pelo menos das 8h às 18h. A contagem começava geralmente na manhã seguinte da votação e as urnas eram guardadas pela Polícia Militar.

Não bastasse a demora habitual, em 1992 a eleição em Belo Horizonte teve duas contagens. Por determinação legal, os próprios mesários foram designados para apurar o resultado logo depois da votação. Caravanas de candidatos foram ao TRE reclamar e foi determinada nova apuração, que foi feita à moda antiga. Outro caso polêmico foi na eleição de 1994 no Rio de Janeiro. Por suspeita de fraude, o resultado da votação proporcional foi anulado e revalidado pelo TSE somente dois anos depois.

Na votação de papel, a criatividade dos brasileiros também proporcionou episódios engraçados. Em 1988, para manifestar insatisfação, os eleitores do Rio de Janeiro votaram no Macaco Tião, do zoológico municipal, para a prefeitura. Ele teria ficado em terceiro lugar no pleito. Em 1959, o rinoceronte Cacareco foi “eleito” vereador de São Paulo.

TRADIÇÃO O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Paulo Cézar Dias, disse ontem não acreditar na possibilidade de as eleições de 2016 serem feitas pelo sistema manual. Segundo ele, apesar da nota divulgada na segunda-feira pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter informado que, por questões orçamentárias, o sistema eletrônico estaria inviabilizado, isso não deve ocorrer. “O sistema não vai deixar de ser pela urna eletrônica, que já é consagrada, já é uma tradição brasileira de apuração e de captação de voto. Isso não existe. Essa hipótese está descartada, apesar da divulgação que o assunto teve, eu não acredito nisso”, afirmou. Em visita ao presidente da Assembleia, Adalclever Lopes (PMDB), ficou acertado que o Legislativo terá pontos de recadastramento biométrico.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)