Brasília - A presidente da Comissão Mista de Orçamento, a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), entregou no final da manhã desta quarta-feira o relatório da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2016 aos ministros que compõem a junta orçamentária, Jaques Wagner (Casa Civil), Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento). Eles estiveram reunidos mais cedo para fechar os últimos detalhes do texto que será votado ainda hoje na comissão. Os ministro podem propor alguma alteração.
Ela deixou claro que, apesar de não ter posição formal do governo, o relator colocou no seu texto o limite de abatimento da meta fiscal em até R$ 30 bilhões em função de gastos do PAC. Questionada sobre a mudança da meta de 2015, a senadora afirmou que, acabando a votação da LDO 2016, coloca em votação a meta deste ano, mas não respondeu se seria ainda hoje. "Acredito que vamos aprovar a LDO 2016, mesmo com votos contrários. Acabando isso, a gente vota a meta de 2015", disse.
Rose de Freitas também afirmou que a proposta é pagar todas as pedaladas este ano para que o Orçamento de 2016 não tenha problemas semelhantes ao de 2015. "Queremos fechar todas as pedaladas em 2015. Pedimos um Orçamento transparente e verdadeiro, não dá para deixar para depois. A proposta é que o pagamento das pedaladas fique todo em 2015", explicou.
