(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ex-presidente Lula presta depoimento ao Ministério Público

Nota divulgada pelo Instituto Lula informa que o ex-presidente respondeu perguntas do procurador Ivan Cláudio Marx sobre palestras e viagens do petista ao exterior


postado em 15/10/2015 15:24 / atualizado em 15/10/2015 15:43

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou depoimento voluntário nesta quinta-feira ao Ministério Público dando esclarecimentos sobre palestras e viagens ao exterior. Segundo nota do Instituto Lula, o ex-presidente respondeu às perguntas do procurador e argumentou que os presidentes e ex-presidentes do mundo inteiro defendem as empresas de seus países no exterior.

(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)

Lula afirmou ao procurador da República, Ivan Cláudio Marx, que sua atuação em defesa de empresas brasileiras é motivo de orgulho e que todas as suas palestras estão declaradas e contabilizadas, com devidos impostos pagos, e que jamais interferiu na autonomia do BNDES ou em decisões do banco sobre concessões de empréstimos.


Em maio, o Ministério Público Federal (MPF) pediu explicações ao ex-presidente sobre a relação com a empreiteira Odebrecht, que teria patrocinado suas viagens ao exterior. O MP pediu a cópia dos contratos da empreiteira firmados com Lula e pediu a lista de obras fora do país bancadas por meio de financiamento do BNDES.

Em seu depoimento afirmo que “quem desconfia do BNDES não tem noção da seriedade da instituição”. Lula ressaltou “jamais ter interferido” em qualquer contrato celebrado entre o BNDES e empresas privadas. Mas que sempre procurou ampliar as oportunidades de divulgação dessas companhias fora do Brasil, com vistas à geração de empregos e de divisas para o Brasil.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)