(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Disputa política em Brasília 'parece briga de criança', afirma Paes


15/10/2015 12:07 - atualizado 15/10/2015 12:36

"Ele (Cunha) tem direito de se defender, prestar seus esclarecimentos. Tem vazamento, especulação, mas todos temos direito de defesa", disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes (foto: Yasuyoshi Chiba )

Rio, - O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), negou nesta quinta-feira que esteja trabalhando para salvar o mandato do presidente da Câmara e companheiro de partido, Eduardo Cunha (RJ), em troca da rejeição do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, de quem é aliado.

O prefeito atacou o movimento que pede a saída de Dilma. "Não é verdade que eu esteja operando para salvar o mandato de ninguém. O que eu venho fazendo o tempo todo é dizer que há um ambiente de radicalização política que só tem feito mal ao Brasil. Não há qualquer acusação contra a presidente da República, não há qualquer caracterização de crime de responsabilidade. A discussão do impeachment por si só me parece absurda. Impeachment é um instrumento da democracia, mas quando se força a mão no impeachment, sem nenhum crime de responsabilidade, me parece um pouco de exagero", disse.

As declarações do foram dadas em entrevista, após Paes participar da abertura da Conferência Anual do Conselho Empresarial da América Latina (Ceal).

Para o prefeito, falta à política brasileira "um pouco mais de maturidade". "O que tenho visto em Brasília parece briga de criança no jardim da infância. Os problemas da economia e fiscal existem, a presidente admitiu e a gente tem que trabalhar para consertar. Ninguém resiste a um ano de crise política. É forçação de barra sem sentido", criticou.

Paes disse que Cunha, suspeito de ser beneficiário de contas bancárias na Suíça não declaradas à Receita Federal, tem direito de defesa. Cabe ao presidente da Câmara aceitar ou rejeitar os pedidos de abertura de processo de impeachment protocolados na Casa.

Nos últimos dias, oposição e governo têm negociado com Cunha, respectivamente, a aprovação e a rejeição do impeachment, em troca de livrar o deputado do processo de cassação do mandato no Conselho de Ética da Câmara. Paes disse que Cunha e Dilma deverão ser punidos somente se for comprovado que cometeram crimes.

"Ele (Cunha) tem direito de se defender, prestar seus esclarecimentos. Tem vazamento, especulação, mas todos temos direito de defesa. Quando está na vida pública, é assim mesmo. Se provar a culpa, tudo bem. Se tem crime de responsabilidade da Dilma, é dever do Congresso 'impeachá-la'. Se tem alguma ilegalidade cometida pelo deputado, é dever do Congresso cassá-lo. Mas a gente tem que permitir que as coisas sejam apuradas, que as pessoas se defendam e a vida ande", finalizou Paes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)