(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PMDB busca 'nome seguro' para relatoria


postado em 15/10/2015 10:01 / atualizado em 15/10/2015 10:27

A deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) é um dos nomes cogitados pela cúpula peemedebista(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
A deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) é um dos nomes cogitados pela cúpula peemedebista (foto: Ed Alves/CB/D.A Press)

Brasília - O governo busca com a cúpula do PMDB no Senado um nome "seguro" para relatar as contas da presidente Dilma Rousseff de 2014, que foram rejeitadas na semana passada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A ideia é que o escolhido atue para esticar os prazos de modo que o julgamento das contas só ocorra em 2016 e que, de preferência, elabore um relatório favorável ao governo. Com isso, esfriaria o movimento pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Por ora, quatro nomes circulam na Casa como possíveis relatores: Acir Gurgazc (PDT-RO), João Alberto (PMDB-MA), Raimundo de Lira (PMDB-PB) e o da presidente da Comissão Mista do Orçamento, Rose de Freitas (PMDB-ES). Responsável pela indicação, ela poderia avocar para si a relatoria.

Rose já sondou Raimundo de Lira para o cargo. Ele é suplente do ministro do TCU Vital do Rêgo e também seu colega de bancada. A interlocutores, o senador tem dito que ainda não houve um convite oficial e que também não tem decisão formada.

Por sua vez, integrantes da bancada do PT têm defendido a indicação do líder do PDT, senador Acir Gurgazc (PDT-RO), considerado uma pessoa não tão próxima ao governo, mas também que não irá cometer "nenhuma loucura".

No entanto, a cúpula do PMDB no Senado se ressente de ele ter apoiado o senador Luiz Henrique (PMDB-SC), falecido neste ano, na disputa contra Renan Calheiros (PMDB-AL) para a presidência da Casa no início deste ano.

O nome do senador João Alberto (PMDB-MA), próximo ao ex-presidente José Sarney, também tem sido lembrado para a missão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)