(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dilma exalta decisão da Colômbia de implementar processo de paz com as Farc

Presidente ressalta alinhamento entre os dois países de um continente que "não representa o poder de guerra"


postado em 09/10/2015 17:01 / atualizado em 09/10/2015 17:40

Dilma Rousseff em visita de Estado à Colômbia durante reunião com líderes empresariais(foto: Roberto Stuckert Filho/ PR)
Dilma Rousseff em visita de Estado à Colômbia durante reunião com líderes empresariais (foto: Roberto Stuckert Filho/ PR)


Durante visita de Estado à Colômbia, nesta sexta-feira a presidente Dilma Rousseff iniciou sua declaração conjunta exaltando a "decisão corajosa" do presidente Juan Manuel Santos em implementar um processo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). "Abrir esse processo é um orgulho para a América do Sul. O êxito das negociações transcende as fronteiras da Colômbia e é exemplo para o mundo", afirmou.

Dilma ressaltou o alinhamento entre Brasil e Colômbia, que, segundo ela, se encontram em um continente que não representa o poder da guerra, mas que acredita na cooperação para a mudança. Ela ressaltou ainda a disposição do Brasil em colaborar com o processo de reconstrução de áreas que sofreram por décadas com o conflito entre o Estado colombiano e os guerrilheiros. "Seja com a nossa experiência com o Plano Nacional de Agricultura ou com temas de infraestrutura e enfoque em inclusão social, que podem facilitar bastante o desenvolvimento de áreas que até há pouco estavam em conflito", pontuou.

A presidente abordou também acordos firmados no âmbito de meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Assim como o colega colombiano, ela destacou o fato de Brasil e Colômbia serem os dois países com maior biodiversidade no planeta, o que amplia a importância dos acordos bilaterais firmados. "Em termos multilaterais, demos um passo muito importante para o encontro da COP 21, em Paris", afirmou. Segundo ela, a disposição dos dois países para atuar e preservar a riqueza ambiental e a biodiversidade da região, inclusive da Amazônia, é importante para a sustentabilidade de todo o mundo.

Entre os acordos firmados nesta sexta-feira estão questões indígenas, de fronteiras, pesquisa, desenvolvimento agrário, facilitação de comércio, logística e transporte fluvial, além de facilitar exportações de setores automotivos e têxtil.

O presidente colombiano comentou que a visita foi bastante produtiva e que os dois países podem avançar nas relações bilaterais. "Somos os dois países mais populosos e as duas maiores economias da América do Sul, além de sermos os dois países do mundo com maior biodiversidade", disse. Santos afirmou que, tendo em vista o momento difícil pelo qual passa a economia global, os dois países podem se ajudar. "O potencial para incrementar o fluxo de comércio é enorme". Ele citou ainda que a Colômbia tem muito a aprender com o Brasil na área agrícola, tanto na agroindústria como na agricultura familiar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)