(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Reunião na Câmara de Jaíba termina em pancadaria

Vereadores brigaram depois que professora criticou o pagamento de diárias de viagem aos parlamentares


postado em 16/09/2015 15:46 / atualizado em 16/09/2015 22:30

A reunião da Câmara Municipal de Jaíba (Norte de Minas), realizada terça-feira à noite, foi suspensa depois de uma briga entre dois vereadores, que se atracaram no plenário. A troca de agressões, gravada em vídeo, envolveu os vereadores Adilson de Freitas David (PRB), conhecido como Tela, e Noelson Costa de Oliveira (PSL) e foi registrada em boletim de ocorrência da Polícia Militar. A confusão começou depois que um dos vereadores fez referência à reportagem do Estado de Minas que revelou o pagamento de diárias de viagem com valores exorbitantes a seus colegas – caso que é investigado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O município vive crise politica, com sucessivas trocas no comando da prefeitura.


O presidente da Câmara, Farrique Xavier da Silva (PSB), acusa o vereador Adilson de Freitas de ter provocado o colega Noelson Costa de Oliveira e, com isso, ter causado a "sessão de pancadaria". “Enquanto o Noelson discursava, ele (Adilson) deu um soco na mesa o chamou pra briga”, disse Farrique. O presidente instaurou um procedimento para apuração do caso por uma “comissão de ética parlamentar”, a fim de verificar se houve quebra de decoro. “Depois da apuração, vamos encaminhar tudo para o Ministério Público (Estadual), que vai tomar as providências cabíveis”, anunciou o presidente da Casa.

O vereador Adilson Freitas desmente a acusação do presidente da Câmara. “Tenho a minha consciência tranquila de que fui vitima”, afirma. Ele disse que durante a reunião do Legislativo Municipal, uma professora identificada por Andréa Luiza, usando o espaço “tribuna livre”, fez um discurso e criticou um grupo de vereadores da cidade, acusado do recebimento indevido de diárias. “Na sequência, ao usar a palavra, eu cumprimentei a professora e disse que estava correta. Falei que tem vereador na cidade que embolsou mais de R$ 40  mil em diárias ilegais”, lembrou Adilson.

Ele também afirmou que recomendou aos eleitores que,diante do escândalo da “farra das diárias”, venham “dar o troco” nas eleições de 2016 e não votarem nos vereadores envolvidos nas denúncias de desvios de recursos públicos. “Assim que terminei de falar, o outro vereador (Noelson) já pulou em cima de mim, com murros”, relatou Adilson Freitas, acrescentando que logo apareceu a turma do “deixa disso” e separou a briga. “Mas tive um braço machucado. Fui ao médico,fiz o exame de corpo de delito e registrei um boletim de ocorrência na Polícia Militar”, assegurou o vereador, salientando que o caso também será alvo de investigação pela policia civil.

 

TROCA-TROCA NA PREFEITURA Jaíba – de 33 mil habitantes, que abriga o projeto de irrigação de mesmo nome –, vive uma crise política, com três trocas no comando da prefeitura nos últimos três anos. Jimmy Diogo Murça (PCdoB), eleito prefeito em 2012, fo retirado do cargo pelos vereadores em novembro de 2013, depois da criação de uma comissão processante para investigar denúncia de supostas irregularidades na contratação de serviço de transporte escolar no município. Murça nega. Assumiu em seu lugar o vice, Enoch Lima Campos (PDT).
No último dia 20 de agosto, Jaíba chegou ter dois prefeitos no mesmo dia: os vereadores decidiram pelo afastamento de Enoch e fizeram uma “sessão de posse” do presidente da Câmara, Farrique Xavier, como chefe do Executivo. Mas Enoch obteve uma liminar do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e continuou no posto. Dez dias depois, devido a uma decisão do juiz da comarca de Manga, Eliseu Leite Fonseca, Jimmy Murça retornou ao comando da prefeitura. Na quinta-feira passada, porém, Enoch conseguiu outra liminar favorável do TJMG e assumiu novamente.

 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)