(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

José Dirceu é indiciado na Operação Lava-Jato

PF entendeu que há "fartos indícios" de que o ex-ministro tenha cometido crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e falsidade ideológica


postado em 01/09/2015 18:12 / atualizado em 01/09/2015 20:02

O ex-ministro está preso na carceragem da PF em Curitiba há quase um mês(foto: Heuler Andrey)
O ex-ministro está preso na carceragem da PF em Curitiba há quase um mês (foto: Heuler Andrey)

O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, foi indiciado nesta terça-feira pela Polícia Federal (PF) pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e falsidade ideológica. Os inquéritos fazem parte da Operação Lava-Jato, que também indiciou o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e outros 12 investigados.


Na conclusão dos inquéritos, o delegado da PF Márcio Anselmo afirmou que há "fartos indícios de que José Dirceu de Oliveira e Silva e outras pessoas a ele relacionadas foram beneficiários diretos de valores objeto de desvios no âmbito da Petrobras, apurados na Operação Lava-Jato". O ex-ministro José Dirceu que está preso em Curitiba há quase um mês.

Além de Dirceu e Vaccari, foram indiciadas mais 12 pessoas, entre elas o irmão de Dirceu, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, a filha dele Camila Ramos de Oliveira e Silva, além do ex-assessor Roberto Marques (Bob) e Julio Cesar dos Santos, sócio.

 

Segundo o relatório da PF, Dirceu constituiu a empresa JD Consultoria e Assessoria, "pessoa jurídica que canalizou parte dos valores ilícitos, assim como parte fora repassada em espécie por 'operadores'". "Figuraram no quadro societário da JD Luis Eduardo de Oliveira e Silva, irmão de José Dirceu, e Julio Cesar dos Santos, 'laranja' do mesmo, utilizado para ocultação de patrimônio", aponta a Polícia Federal.


A PF sustenta que laudo econômico-financeiro apontou que a JD movimentou valores que superam R$ 34 milhões entre 2009 e 2014. "Frise-se que esse período abrange o período em que seu sócio José Dirceu respondia à ação penal 470 (Mensalão), período este em que foi julgado e condenado, tendo sido inclusive preso e iniciado o cumprimento de pena", observa o delegado Márcio Adriano Anselmo, da força-tarefa da Lava-Jato e que subscreve o documento de 152 páginas.

Indiciados:

1. José Dirceu de Oliveira e Silva

2. Luiz Eduardo de Oliveira e Silva

3. Roberto Marques

4. Julio Cesar dos Santos

5. Milton Pascowitch

6. José Adolfo Pascowitch

7. Fernando Antonio Guimaraes Horneaux De

Moura

8. Olavo Horneaux de Moura Filho

9. Camila Ramos de Oliveira e Silva

10. Renato de Souza Duque

11. João Vaccari Neto

12. Gerson de Melo Almada

13. Cristiano Kok

14. Jose Antunes Sobrinho


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)