(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lula faz discurso no Chevrolet Hall depois que manifestantes entraram em conflito

Clima ficou tenso na porta do Chevrolet Hall e a Polícia Militar teve que intervir, usando spray de pimenta para dispersar o tumulto entre os ativistas pró e contra PT em BH


postado em 28/08/2015 17:22 / atualizado em 28/08/2015 23:29

(foto: Marcelo Ernesto/EM/D.A Press)
(foto: Marcelo Ernesto/EM/D.A Press)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa na noite desta sexta-feira de ato em defesa da Petrobras e da democracia, no espaço Chevrolet Hall, localizado na Avenida Nossa Senhora do Carmo, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. O evento, que estava marcado para às 18h, faz parte da programação do 12º Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Minas Gerais. Lula chegou com uma hora de atraso ao local, que está com menos da metade da lotação.

Desde às 16h30, militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de Minas Gerais e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), de um lado, e dos Movimentos Brasil Livre (MBL) e Patriota, do outro, dividiam o espaço na Avenida Nossa Senhora do Carmo, à espera do ex-presidente.

Veja o vídeo da briga entre manifestantes:

Na porta do Chevrolet Hall, os manifestantes contrários ao PT gritaram palavras de ordem como "Eu vim de graça", carregando um caixão, que simboliza a morte do partido, e exibindo faixas e cartazes, que pedem a investigação da presidente Dilma Rousseff e apoiam o juiz Sérgio Moro. No canteiro central da avenida, apoiadores do PT, responderam com gritos de "Olê, olê, olê, Lula, Lula".


Havia palavras de ordem e até xingamentos de ambos os lados, mas até então sem violência física, cada grupo em um lado da avenida. Por volta das 18h10, uma mulher do movimento antigoverno se aproximou dos manifestantes do outro lado e os chamou de "vagabundos". Os manifestantes pró-governo, em grande parte da CUT e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), partiram então para cima dela. O clima ficou tenso e a Polícia Militar teve que intervir, usando spray de pimenta para dispersar o tumulto entre os manifestantes.

Os ativistas contrários ao PT realizaram ainda um panelaço no local, chamando Lula de "ladrão" e "chefe da quadrilha", e invadiram a avenida atrapalhando o trânsito. Muitos motoristas fizeram buzinaço ao passar pelo local, e o trânsito está lento na Avenida Nossa Senhora do Carmo.

Ver galeria . 20 Fotos Tulio Santos/EM/DA Press
(foto: Tulio Santos/EM/DA Press )

Manifestantes gritam palavras de ordem em frente ao Chevrolet Hall:

Após conflito entre manifestantes, PM usa gás de pimenta:

Agenda do ex-presidente


Comitiva do ex-presidente Lula chega ao Palácio das Mangabeiras(foto: Leandro Couri/EM/DA Press)
Comitiva do ex-presidente Lula chega ao Palácio das Mangabeiras (foto: Leandro Couri/EM/DA Press)
Nesta sexta, Lula almoçou com o governador Fernando Pimentel no Palácio das Mangabeiras, residência oficial dos governadores de Minas.  O ex-presidente desembarcou na manhã de hoje, no Aeroporto da Pampulha, vindo de Montes Claros, no Norte de Minas, onde participou nessa quinta-feira de encontro com movimentos sociais, entre eles MST, além de grupos de trabalhadores da região e lideranças sindicais. 

Antes do ato público em Montes Claros, Lula participou ao lado de Pimentel de um encontro às portas fechadas com 40 prefeitos e lideranças petistas, na sede da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams). Conforme um dos participantes da reunião, Lula fez uma comparação entre os gestores públicos e os técnicos de futebol, “O técnico de time de futebol, se perder duas vezes, vai embora. Se na política fosse sim, todo dia teria troca de prefeito nas cidades”, teria comentado o ex-presidente.

 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)