(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo anuncia que vai cortar 10 ministérios até setembro

O corte deverá atingir ainda cargos comissionados, em torno de 22 mil. Ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, disse que até fim de setembro será feito anúncio oficial


postado em 24/08/2015 12:22 / atualizado em 24/08/2015 12:42

Ministro Nelson Barbosa(foto: José Cruz/Agencia Brasil )
Ministro Nelson Barbosa (foto: José Cruz/Agencia Brasil )
O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, anunciou nesta segunda-feira, que o governo estuda cortar 10 dos 39 ministérios. Barbosa não listou quais seriam cortados, dizendo apenas que até o fim de setembro será apresentado uma proposta de reforma administrativa que incluirá ainda a redução de cortes comissionados, em torno de 22 mil postos de recrutamento amplo, e secretaria de governo.

Em março deste ano, a presidente Dilma Rousseff encomendou estudo à Casa Civil para que verificasse a possibilidade de redução ou extinção de pastas. Hoje, o primeiro escalão do governo tem 39 cargos com status de ministro.

Entre os ministérios que poderão ser atingidos estão os da Pesca e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), além de secretarias com status de ministério, como Assuntos Estratégicos, Direitos Humanos, Mulheres e Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Todos esses órgãos foram criados ou passaram a ter ministros no comando durante o governo Luiz Inácio Lula da Silva, à exceção do GSI, órgão que substituiu a Casa Militar. O governo está tratando do assunto com cuidado para evitar problemas com aliados e os segmentos sociais interessados nas pastas.

Campanha

Na campanha eleitoral do ano passado, Dilma defendeu o atual número de ministérios dizendo que eles fortalecem demandas de minorias e não trazem despesas consideráveis ao governo. Agora, a presidente avalia que a redução seria um gesto político que mostraria que o "ajuste fiscal é para valer" e que o governo está disposto a dividir o ônus com a sociedade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)