(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Troca de comando racha PSB em Minas


postado em 14/06/2015 06:00 / atualizado em 14/06/2015 07:40

Militância do PSB em Minas contesta a posse do prefeito Marcio Lacerda como presidente estadual do partido e promete ir até a Justiça comum para que filiados participem da eleição do comando. Um grupo de cerca de 40 militantes vai marcar, amanhã, reunião com a direção nacional pedindo a organização de um congresso para a escolha dos novos dirigentes. Protocolada na sexta-feira no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), a entrada de Lacerda no lugar do deputado federal Júlio Delgado foi orquestrada pelo presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira.

“O estatuto do PSB vem sendo rasgado. De uns anos para cá, a direção vai e dá de presente o partido nos estados para quem tem o poder financeiro”, afirma Henrique Barreto, filiado ao partido há 28 anos. O movimento contrário à posse de Lacerda parte de um grupo de cerca de 40 pessoas na capital. “A insatisfação é geral no interior. Não temos restrição a nome nenhum, desde que o diálogo seja aberto. Estamos pedindo democracia interna, pois não fomos consultados”, reforça Barreto.

Nas últimas eleições, quando teve mais de 5% dos votos para deputado federal em Minas, o PSB conquistou direito de instituir diretório estadual, em vez de uma comissão provisória. A eleição do comando deve ser feita por meio de convenção com membros do partido. “Vamos primeiro tentar um diálogo com a direção nacional para organizar congresso. Se não houver, vamos até a Justiça comum. Em último caso, vamos pedir a expulsão de pessoas que infringiram o estatuto”, disse o militante, que confirmou que o prefeito pode estar nessa lista.

Lacerda, que esteve presente ontem na convenção estadual do PSDB, disse desconhecer o movimento contrário à sua posse e tratou o assunto com ironia. “Fui nomeado pela direção nacional. Então tem que perguntar para a direção nacional”, disse.

Júlio Delgado também estava presente no evento e os dois rivais acabaram dividindo o mesmo palanque. “O Marcio está legitimado pela direção nacional, mas não pela base do partido. Mas acho difícil a nacional voltar atrás”, afirmou Delgado, que não descarta a possibilidade de compor chapa caso seja convocada convenção para a eleição do diretório do PSB em Minas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)