(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lula e sua velha tática do futebol

Se uma imagem vale mais que mil palavras, basta olhar para os pátios das montadoras abarrotados de veículos sem compradores


postado em 13/06/2015 00:12

Baptista Chagas de Almeida

Torcedor do Corinthians e fanático por futebol, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou a velha tática de que a melhor defesa é o ataque, em sua participação na abertura do 5º Congresso Nacional do PT, em Salvador, na Bahia. Seu principal alvo foi a imprensa: “Há 10 anos, tentam matar o PT, mas o PT está vivo”.


Depois da Operação Lava-Jato da Polícia Federal, Lula resolveu rezar para angariar fundos para o PT. Ontem, sugeriu que seja pedido à militância “dízimo” para sustentar o caixa partidário, “a exemplo do que fazem as igrejas católica e evangélicas”. E avisou que não diria com quanto vai contribuir, “mas serei um contribuinte forte neste partido”.


É, pelo jeito, será uma “palestra” aqui, um dinheirinho ali para o PT. E, com as investigações da Polícia Federal no Instituto Lula e em sua empresa privada, é possível que os petistas possam saber o quanto será “forte” a contribuição de Lula.
Um grupo de militantes petistas estendeu uma faixa na abertura do encontro com os dizeres: “Abaixo o Plano Levy”, em referência às medidas tomadas pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. E, desta vez, foi Dilma que pediu aos petistas para se “municiar de argumentos que desmintam a informação de que o país está paralisado”.


Ora, que argumento pode haver, por exemplo, diante da crise da indústria automobilística. Se uma imagem vale mais que mil palavras, basta olhar para os pátios das montadoras abarrotados de veículos sem compradores. Sem falar nos milhares de funcionários que estão em férias coletivas, por não terem o que produzir. E as demissões não demoram.


Como não tinha entrado nos discursos petistas, é bom salientar que o PT vive o pior momento de sua história. E é por causa da política, não da economia. Melhor dizendo, com o mensalão e o escândalo da Petrobras: “É por causa da corrupção”.


Deputado-guardanapo
Apelidado pelos colegas de deputado-guardanapo por estar sempre na Mesa da Assembleia, o deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT) não gosta mesmo de largar o osso. Ontem, foi reeleito para mais um mandato como presidente do Conselho Fiscal da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), entidade que já presidiu e cuja diretoria integra há anos. É por isso que Alencar gosta de tratar bem os colegas, como o presidente da Assembleia paulista, Fernando Capez (foto). Na mesma eleição, a deputada estreante Celise Laviola (PMDB) foi escolhida para comandar a Secretaria da Mulher da Unale.

Bate-cabeça
A turma do governo federal não se entende mesmo. Primeiro, o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Aloizio Mercadante, sugere substituir o vice-presidente Michel Temer (PMDB) da coordenação política pelo ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha (PMDB), e é desautorizado publicamente. Agora, é a vez do ministro da Saúde, Arthur Chioro sugerir a volta da CPMF. E, desta vez, quem o desautoriza é o ministro Joaquim Levy, da Fazenda.

Prateleira completa
O Partido da República é bem republicano quando o assunto é apoio a governos. Com a presidente Dilma, a legenda tem o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, que foi senador por um período, já que era suplente da então ministra da Cultura, Marta Suplicy, que voltou ao Senado. No plano estadual, o PR está fechado com o governador Fernando Pimentel (PT), que apoia na Assembleia Legislativa. E tem também um acordo com o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), onde emplacou o secretário regional Norte, Elson Alípio.

Com a barriga
O líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), informa que o governo, daqui a algumas semanas, vai liberar R$ 1 bilhão em emendas parlamentares. Só não diz quantas semanas. E promete também agilizar as nomeações de segundo e terceiro escalões do governo. Só que são poucos os deputados e senadores que acreditam nisso. Dizem que o governo não nomeou para ninguém, até para o PT foi muito pouco. E fazem a tradução simultânea: “Estão empurrando com a barriga, prometem, prometem e nunca cumprem”.

“Eu sou jovem”
A iniciativa de criar a Frente Parlamentar dos Idosos está tendo grande dificuldade de conseguir adeptos na Câmara dos Deputados. Afinal, quem já chegou a certa idade na Casa não perde a vaidade. Muito antes pelo contrário. Não são poucos os nobres parlamentares que pintam o cabelo e o bigode (quem usa) de preto para melhorar a aparência. E isso, sem contar os que se submetem a cirurgia plástica. Já a juventude... Para citar duas, há a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Juventude e Combate às Drogas e a Frente Parlamentar Mista em Defesa das Políticas Públicas de Juventude.

pingafogo

» Greve às avessas. Os professores estaduais vão parar. Calma. É só por um dia. Na terça-feira. A convocação é para lotar galerias do plenário para assistir à aprovação do projeto que estabelece o piso da categoria.

» Também quero. No mesmo dia os governistas querem aprovar o projeto que prorroga por até cinco anos o contrato dos agentes socioeducativos penitenciários. E tem que ser rápido, senão vai faltar gente nas cadeias. Com este povo não se brinca.

» De novo! De novo! O mote do programa infantil está de volta à política. De novo! A Itália suspende a extradição do ex-diretor do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, o fugitivo do escândalo do mensalão.

» Pau que dá em Chico dá também em Francisco. É esta a ideia do PT, depois da investigação da Polícia Federal no Instituto Lula e sua empresa e a convocação do seu presidente, Paulo Okamotto.

» Os petistas agora batalham para que também o Instituto FHC, do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (foto) (PSDB), seja investigado. Já que guerra política é guerra política, o PT vai usar todas as suas armas contra os tucanos.

» O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), não toma jeito mesmo. Faz questão de dizer que “não precisa de blindagem”, mas escapa de ser convocado pela CPI da Petrobras.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)