(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tucanos criticam PSB por retirar assinatura da CPI dos Fundos de Pensões


postado em 09/04/2015 19:37

Brasília, 09 - Senadores tucanos criticaram nesta quinta-feira, 9, o fato de a bancada do PSB ter decidido retirar as assinaturas de apoio para a criação da CPI dos Fundos de Pensão, o que inviabilizou a instalação da comissão na Casa.

O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), afirmou que o partido não vai desistir de criar a CPI e vai recomeçar a coleta de assinaturas nas próximas semanas. Cunha disse ainda que não tem dúvidas de que a base aliada do governo operou para convencer o PSB a tomar essa decisão. "Não foi a oposição que pediu para o PSB retirar as assinaturas", ironizou.

O senador tucano Aloysio Nunes (SP) disse que o PSB teria de explicar para a opinião pública por que retirou o apoio à CPI. "Senadores do PSB devem explicações à opinião pública pela vergonhosa retirada de suas assinaturas ao requerimento de CPI para apurar as falcatruas que lesaram milhares de trabalhadores de empresas estatais participantes dos Fundos de Pensão (Previ, Postalis, Funcef e Petros)", disse.

Em nota, a bancada do PSB afirmou que decidiu retirar os apoios para "concentrar suas forças e energias" no funcionamento de outras comissões, como a do HSBC que já foi instalada. "A bancada do PSB alerta que a proliferação de CPIs dispersa o trabalho no Senado Federal, enfraquece a investigação, desviando as atenções do debate das grandes questões nacionais", diz o texto.

Desde que assumiu uma posição de independência em relação ao governo da presidente Dilma Rousseff, o PSB tem sido o "fiel da balança" na hora de conseguir o número necessário de assinaturas para a instalação de uma CPI no Senado. Sem o apoio da bancada de seis senadores do PSB, a oposição dificilmente consegue alcançar as 27 assinaturas exigidas pelo regimento da Casa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)