(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estaleiros da Petrobras são alvos de inquéritos


postado em 10/02/2015 06:00 / atualizado em 10/02/2015 08:08

Eduardo Militão e João Bosco Lacerda

Brasília – A Polícia Federal começou a abrir ontem os inquéritos contra operadores de estaleiros e outras empresas acusados na nona fase da Operação Lava-Jato, a “My Way”. De acordo com os investigadores, eles agiam pagando propinas para a Diretoria de Engenharia da Petrobras, antes comandada por Renato Duque, para que as empresas obtivessem negócios bilionários com a estatal. Um desses operadores, dizem os delegados, bancou subornos na BR Distribuidora em favor da fábrica de tanques e caminhões Arxo. Enquanto isso, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e a força-tarefa do Ministério Público estiveram nos EUA buscando informações para subsidiar as investigações. Janot foi ao FBI, a Polícia Federal norte-americana. Os procuradores foram à SEC, equivalente à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) brasileira. Com eles, estavam analistas da Controladoria-Geral da União e da própria CVM.

No Brasil, a PF abriu inquérito contra o operador do estaleiro Jurong Guilherme Esteves de Jesus. Segundo Pedro Barusco, ex-gerente de Engenharia da Petrobras e ex-diretor da Sete Brasil, ele era mais um a pagar propinas em nome do estaleiro para garantir contratos para construir sondas para o pré-sal e fazia pagamentos ao tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. O partido e o acusado negam. A Sete-BR diz que investigará as suspeitas.

Na semana passada, a PF prendeu temporariamente os sócios da Arxo João Gualberto e Gilson João Pereira e o diretor financeiro, Sérgio Ambrósio Marceneiro. De acordo com os delegados, o operador Mário Góes atuou em favor da empresa para que ela obtivesse contratos com a BR Distribuidora. Ontem o juiz Sérgio Moro mandou soltar os três suspeitos. “Esgotadas as diligências de busca e apreensão e colheita de depoimentos, não há mais necessidade da prisão temporária”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)