(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo Dilma sofre primeira baixa no ministério

Palácio do Planalto não explica motivos da saída de Marcelo Néri da Secretaria de Assuntos Estratégicos. Presidente nomeia Mangabeira Unger, titular da pasta na gestão de Lula


postado em 04/02/2015 06:00 / atualizado em 04/02/2015 07:11

Brasília – A presidente Dilma Rousseff decidiu ontem fazer a primeira troca ministerial do seu segundo mandato. O ministro Marcelo Néri, da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), deixará o cargo. Em seu lugar, assumirá Mangabeira Unger, ex-ministro da pasta. A informação foi divulgada à noite pelo ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Thomas Traumann. Ele não deu mais detalhes sobre a troca de comando na pasta. No mês passado, Néri representou o Brasil ao lado do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

“A presidente Dilma Rousseff convidou o professor Mangabeira Unger para assumir a

Secretaria de Assuntos Estratégicos em substituição ao ministro Marcelo Neri. A presidente agradeceu a competência, dedicação e a lealdade do ministro Neri”, diz nota oficial divulgada por Traumann. A posse acontecerá na quinta- feira, às 10h.

Mangabeira Unger foi o primeiro ministro da SAE. Ele assumiu a secretaria em 2007, quando ela ainda se chamava Secretaria de Planejamento de Longo Prazo, e permaneceu no cargo até 2009, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entrou em 2013 para a lista de intelectuais do ano da revista britânica Prospect. Desde 1971, Unger é professor da Universidade Harvard, nos EUA. Ele interrompeu seu período na academia para assumir o cargo e retornou assim que saiu do governo. Unger é filiado ao PMDB.

Dilma conversou com Neri na tarde de ontem, embora a reunião não estivesse registrada na agenda oficial da presidente e nem na do ministro. Neri estava na SAE desde 2013 e foi confirmado na pasta durante a reforma ministerial que a petista fez no fim de 2014 para compor seu segundo governo.

A SAE é responsável por assessorar diretamente o presidente da República no planejamento nacional e na formulação de políticas públicas de longo prazo voltadas ao desenvolvimento nacional. A secretaria é responsável pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)