(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ex-senadoras petistas articulam formação de novo partido

A ideia é antiga, datada do início de 2013, mas emerge neste ano, juntando no mesmo barco as ex-petistas e ex-senadoras Marina Silva e Heloisa Helena


postado em 03/02/2015 11:45 / atualizado em 03/02/2015 12:34

Heloisa Helena e Marina Silva juntas, nesta terça-feira, em foto no Facebook(foto: Reprodução/Facebook)
Heloisa Helena e Marina Silva juntas, nesta terça-feira, em foto no Facebook (foto: Reprodução/Facebook)
Duas ex-petistas, as ex-senadoras Marina Silva e Heloisa Helena, que participaram da fundação do PT há 35 anos, estão juntas de novo para a criação de um novo partido. Trata-se da Rede Sustentabilidade, projeto frustrado, em 2013, da ex-senadora Marina Silva, que viu o registro da sigla ser negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por falta de assinaturas de eleitores conforme prevê a lei.

Nesta terça-feira, na página que mantém no Facebook, Marina postou a foto da correligionária, convocando simpatizantes a baixar a ficha de apoio à criação do partido,  assinar o documento e enviá-lo a um escritório para organização da futura sigla, em São Paulo. Um texto de Heloisa Helena acompanhava a postagem.

"Após a reunião que participei, sábado em Brasília, da Executiva Nacional para legalização da Rede Sustentabilidade decidimos coletar novas assinaturas de apoiamento também em Alagoas! Apesar de milhares de assinaturas que muitos Cartórios no Brasil alegaram não poder certificar, melhor será não arriscarmos reapresentá-las! Quem ainda não assinou e por generosidade democrática gostaria de fazê-lo pode mandar mensagem (aqui ou no whatsapp 8893.9132 ou 8159.6099) para Átila Vieira que é o coordenador (e porta-voz) no estado! DEIXANDO CLARO que apoiamento para legalização não significa filiação imediata para participação eleitoral e mesmo quem é filiado a outro partido ou não quer se filiar, também pode assinar por generosidade democrática com o Brasil e com nossa querida Marina Silva! Quem não é de Alagoas deve procurar o representante em seu estado, tá?! Bjss", descreveu Heloisa Helena.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou no dia 3 de outrbro de 2013 o pedido de registro da Rede Sustentabilidade da ex-senadora Marina Silva. A votação do julgamento terminou com 6 posicionamentos contrários ao registro do partido e apenas 1 a favor. a democracia", finalizou Marina, agradecendo os apoiadores.
A maioria dos ministros do TSE fez coro à recomendação do Ministério Público em documento do vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio Aragão. De acordo com o procurador, "provar a autenticidade das assinaturas é ônus dos partidos e não dos cartórios". A Rede não conseguiu comprovar o apoiamento mínimo.

Mais derrotas


Em 2010, então pelo Partido Verde (PV), Marina Silva ficou em terceiro lugar na disputa presidencial. Quatro anos depois, abrigada no PSB, após a morte do candidato e governador Eduardo Campos, ela voltou a concorrer à Presidência da república, e de novo derrotada pela presidente Dilma Roussseff (PT).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)