(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES NA ALMG

Falta de consenso no PDT balança acordo entre partidos na Assembleia de Minas

Deputado Sargento Rodrigues se candidata a 'prefeito' da Assembleia e ignora consenso que prevê que seu colega de legenda Alencar da Silveira ocupe a segunda-secretaria


postado em 28/01/2015 06:00 / atualizado em 28/01/2015 07:50

Plenário da Assembleia: posse de deputados e escolha da Mesa Diretora, pela primeira vez com voto aberto, serão no domingo(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press - 6/3/14)
Plenário da Assembleia: posse de deputados e escolha da Mesa Diretora, pela primeira vez com voto aberto, serão no domingo (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press - 6/3/14)
O consenso entre os partidos na indicação dos nomes para os cargos da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa não se repete no que diz respeito ao PDT. Estava definido que ao deputado Alencar da Silveira Júnior (PDT) caberia a segunda-secretaria, que tem entre as funções a fiscalização da redação e leitura das atas das reuniões, inclusive as secretas. No entanto, o colega de partido e plenário Sargento Rodrigues decidiu se inscrever para disputar a primeira-secretaria, cargo conhecido como “prefeito” do Legislativo e que detém o poder da “caneta”.

Pelo menos por enquanto, ninguém pretende abrir mão de suas pretensões. Alencar da Silveira alega que a participação do PDT na Mesa Diretora foi definida em comum acordo com as demais legendas, e a postura de Sargento Rodrigues pode inviabilizar toda a costura política. “Uma candidatura do Sargento Rodrigues será avulsa, mas se isso acontecer (duas candidaturas), o PDT terá que decidir o que vai querer na composição da Mesa”, disse o parlamentar.

Já Sargento Rodrigues argumenta que a primeira-secretaria demanda um parlamentar com maior experiência e conhecimento do Legislativo – pré-requisitos em que ele garante se encaixar. Ele vai iniciar o quinto mandato no domingo, enquanto o indicado para o cargo, Ulisses Gomes (PT), está encerrando o primeiro mandato. Entre 2009 e 2010, Rodrigues foi o terceiro-secretário da Assembleia.

“Tenho um olhar voltado para dentro da Casa muito mais aguçado. Tenho mais conhecimento do funcionamento da Casa e das demandas dos deputados”, justifica Rodrigues, que contou já ter angariado o apoio de vários colegas de plenário. O pedetista afirmou ainda que pretende conversar com o colega, mas lembrou que o regimento não impede que uma legenda tenha dois cargos na Mesa, caso ele e Alencarzinho sejam escolhidos para seus cargos na eleição marcada para domingo.

Mas resta saber se os demais partidos vão entregar dois cargos a uma mesma legenda. Se não houver mudanças até domingo, o próximo presidente da Assembleia será Adalclever Lopes (PMDB), na vaga hoje ocupada por Dinis Pinheiro (PP). Para as três vice-presidências, foram indicados Hely Tarquínio (PV), Laffayete Andrada (PSDB) e Bráulio Braz (PTB). A terceira secretaria deve ser ocupada por Wilson Batista (PSD).

A eleição da Mesa Diretora será no domingo, logo depois da posse dos 77 deputados eleitos em outubro. Ao contrário dos anos anteriores, a votação será aberta, por meio de registro no painel eletrônico. O novo presidente é empossado imediatamente pelo parlamentar mais velho, Hely Tarquínio, e empossa os demais integrantes da direção do Legislativo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)