(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Juízes questionam no STF resolução do CNJ sobre cargos no Judiciário

Juízes pedem que o Supremo declare a inconstitucionalidade do texto para afastar a aplicação da resolução na Justiça do Trabalho e na Justiça Federal


postado em 20/01/2015 00:13 / atualizado em 20/01/2015 07:38

Brasília - Associações de juízes entraram no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que prevê critérios para criação de cargos no Poder Judiciário.

A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) alegam que o CNJ invadiu competência da União ao editar a resolução, pois o tema só poderia ser regulado por lei formal.

Os juízes apontam que a resolução 184 - publicada pelo CNJ em dezembro de 2013 - determina que os anteprojetos de lei que criam cargos de magistrados e servidores, entre outros no Poder Judiciário da União, devem obedecer o disposto pelo Conselho.

As duas associações pedem que o Supremo declare a inconstitucionalidade do texto, para afastar a aplicação da resolução na Justiça do Trabalho e na Justiça Federal. A ação direta de inconstitucionalidade foi distribuída nesta segunda-feira, 19, ao ministro Gilmar Mendes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)