(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

CPMI da Petrobras aprova relatório final, sugere indiciar 52 pessoas, mas poupa políticos

Parecer elaborado pela oposição, que pedia o indiciamento de Graça Foster e a responsabilização de Dilma Rousseff por improbidade administrativa, não foi colocado em votação


postado em 18/12/2014 12:47 / atualizado em 18/12/2014 13:27

Depois de um atraso que durou cerca de 1h30, deputados e senadores da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras aprovaram, nesta quinta-feira, por 19 votos contra 8, o relatório do deputado Marco Maia (PT-RS), que recomenda ao Ministério Público Federal o indiciamento de 52 pessoas envolvidas nas investigações da Operação Lava Jato. O parecer elaborado pela oposição, que pedia o indiciamento da presidente da Petrobras, Graça Foster, e a responsabilização de Dilma Rousseff por improbidade administrativa na compra de Pasadena, não foi colocado em votação.

O relatório aprovado se limita a recomendar as investigações à Procuradoria Geral da República. Entre os citados, estão os ex-diretores da Petrobras, Paulo Roberto Costa, Renato Duque e Nestor Cerveró. Políticos apontados por envolvimento no esquema foram poupados. Já os acusados poderão ser indiciados pelos crimes de participação em organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção ativa ou passiva.

A oposição prometeu trabalhar para retomar as investigações sobre o esquema de corrupção na Petrobras no próximo ano. Em seu discurso, o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) defendeu que a investigação seja reaberta e aborde indícios de irregularidades nos negócios da Petrobras na África e na Argentina. Ele acusou a atual presidente Graça Foster de mentir ao Congresso e de acumular a diretoria internacional da estatal para "apagar impressões digitais de corrupção". "Em qualquer país sério, a presidente da companhia seria exonerada", declarou. O relatório paralelo apresentado pelo deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) será encaminhado ao Ministério Público Federal.

Já os aliados do governo insistiram que a atual administração investiga os casos de corrupção e acusou a oposição de promover o terceiro turno da sucessão presidencial. O líder da bancada do PT no Senado, Humberto Costa (PE), condenou os "vazamentos seletivos" da operação Lava Jato e associou a ação da oposição ao inconformismo com a derrota de Aécio Neves (PSDB) na sucessão presidencial. "Tentaram criar as condições para um hipotético impeachment", afirmou.

Marco Maia também reavaliou a compra da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, desta vez pedindo o aprofundamento das investigações e admitindo o prejuízo de US$ 561,5 milhões na compra. O relator também pediu aprofundamento das investigações de empresas citadas em negócios irregulares com a Petrobras - Andrade Gutierrez Construções, Caide União, Consórcio Renest, Construções e Comércio Camargo Correia, construtoras OAS e Queiroz Galvão - acusadas dos crimes como pagamento de propina, fraude em licitações, formação de cartel e lavagem de dinheiro.

A oposição queria o indiciamento de 59 pessoas e a instauração de inquérito contra 36 citados nas investigações da Operação Lava Jato, além da presidente Dilma Rousseff que seria responsabilizada por improbidade administrativa na compra da refinaria, assim como os membros Conselho de Administração da Petrobras, na ocasião da compra.

Com Agência Brasil e Estado


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)