(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Obras apreendidas na Operação Lava Jato serão expostas em museu de Curitiba

Há indícios de que as obras tenham sido compradas por doleiros para lavar dinheiro


postado em 13/12/2014 08:57 / atualizado em 13/12/2014 08:59

(foto: Kraw Penas Comunicação SEEC )
(foto: Kraw Penas Comunicação SEEC )

Em Curitiba, longe do escândalo de corrupção da Petrobras, 16 obras de renomados artistas brasileiros e estrangeiros serão expostas em uma nova ala do Museu Oscar Niemeyer (MON). A exposição será em 2015, mas a data ainda não foi divulgada. Os quadros foram apreendidos na Operação Lava Jato, realizada pela Polícia Federal. Há indícios de que as telas tenham sido compradas por doleiros para lavar dinheiro de origem ilícita.

A Secretaria de Cultura do Paraná recebeu os quadros em maio. Posteriormente as obras foram realocadas no MON, que ficou responsável pelo patrimônio artístico. As telas são assinadas por artistas como Aldemir Martins, Cícero Dias, Claudio Tozzi, Di Cavalcanti, Gomide, Iberê Camargo, Gerardenghi, Heitor dos Prazeres, Mario Gruber, Orlando Teruz, Tony Koegl, além do impressionista francês Pierre Auguste Renoir. O valor das obras, no entanto, ainda não foi divulgado.

As obras receberam cuidados especiais - passaram por um processo de higienização, conservação e pesquisa par atestar a autenticidade de cada quadro. Por recomendação do coordenador da Operação Lava Jato, delegado Márcio Adriano Anselmo, antes das telas serem expostas ao público, elas passaram por uma quarentena, para avaliar a presença de cupins e fungos, que poderiam colocar em risco outras obras do acervo


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)