(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aécio e Dilma programam passagens por MG e RJ na reta final da campanha

Os dois candidatos concentram ações no segundo e terceiro maiores colégios eleitorais do país, respectivamente Minas Gerais e Rio de Janeiro


postado em 22/10/2014 06:00 / atualizado em 22/10/2014 07:09

Brasília – Faltam quatro dias para as eleições, dois para o término da propaganda no rádio e na televisão e um debate da TV Globo que encerrará a disputa mais acirrada

pela Presidência desde que o Brasil voltou à democracia, em 1985. Depois de intensificar as ações no Nordeste e dar algumas esticadinhas até a Região Norte, os dois principais postulantes ao Palácio do Planalto – Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) – ajustam com os respectivos comandos de campanha os últimos atos públicos para seduzir o eleitorado que ainda se encontra indeciso. As informações obtidas pelo Estado de Minas com os aliados da petista e do tucano mostram que ambos devem adotar uma estratégia semelhante à usada ao término do primeiro turno das eleições: concentrar suas ações no segundo e terceiro maiores colégios eleitorais do país, respectivamente Minas Gerais e Rio de Janeiro.


A agenda de Aécio é um pouco mais concentrada que a da petista. Especulou-se a possibilidade de uma atividade hoje em São Paulo, principal colégio eleitoral do país. O tucano conseguiu unificar os principais cardeais do PSDB paulista em sua campanha e viu o estado reeleger Geraldo Alckmin em primeiro turno para governador e José Serra para o Senado, encerrando um ciclo de 24 anos de Eduardo Suplicy (PT) como senador. Mas, até o fechamento desta edição, a assessoria de Aécio não confirmou qualquer atividade no estado.

Por enquanto, o candidato do PSDB, que ontem fez um périplo pela Região Centro-Oeste, com atos políticos em Campo Grande (MS) e Goiânia (GO), tem previsto um grande comício no fim do dia de hoje em Belo Horizonte, após uma entrevista coletiva marcada para as 16 horas. A ação intensiva de Aécio em Minas fez com que ele revertesse a derrota em relação a Dilma no primeiro turno. Os números mais recentes mostram o tucano com 54,7% das inteções de voto em seu estado natal, contra 45,3% da petista. Na Região Sudeste, ele aparece com 56% das intenções de voto contra 44% da candidata do PT.

A campanha de Aécio deixou em aberto a agenda dele de quinta-feira. Até o momento, a única informação disponível é de que ele estará no Rio de Janeiro, onde permanecerá até sexta-feira para o debate da TV Globo. Depois do debate, no sábado, Aécio viaja para Minas, onde vai realizar os últimos atos de campanha. Ele permanecerá no estado, onde votará no segundo turno das eleições presidenciais e aguardará a apuração.

Comício suspenso

Dilma estará hoje pela manhã em Uberaba, cidade do Triângulo Mineiro conhecida por sua força agropecuária, setor no qual a petista ainda enfrenta resistência. Durante a campanha do primeiro turno, ela foi vaiada ao participar da Expozebu, tradicional feira de gado da região. À tarde, Dilma segue para o Rio de Janeiro. Estava previsto um grande comício na Cinelândia, no Centro da capital fluminense, ponto de tradição política carioca. Por lá caminharam 100 mil pessoas em 1968, lá Lula e Leonel Brizola realizaram comícios grandiosos para iniciar e encerrar suas tentativas de chegar ao Palácio do Planalto. O comando de campanha da petista, contudo, cancelou o comício sem explicar as razões para isso.

De qualquer maneira, Dilma terá dois atos de campanha no Rio de Janeiro. O primeiro será uma caminhada na Feira de São Cristóvão, Zona Norte da cidade, um tradicional centro de cultura nordestina. Dilma e o PT contam com o Nordeste para tentar obter o quarto mandato consecutivo (dois com Lula e mais um para Dilma). No primeiro turno, a presidente teve uma votação expressiva na região, onde segue com liderança consolidada.

Depois da caminhada, Dilma seguirá para uma carreata em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A agenda ocorre dois dias depois de um evento público de Dilma – ao lado de Lula – em Itaquera (SP), batizado de “Periferia com Dilma”. A exemplo do Nordeste, o PT também aposta nos votos dos moradores das regiões metropolitanas dos grandes centros, muitos deles beneficiários dos programas sociais do governo e de outras ações como o Prouni e o Pronatec.

Pela agenda divulgada até o momento, a presidente permanece no Rio amanhã (sem atividades de campanhas confirmadas até o fechamento desta edição) e na sexta-feira, quando ocorrerá o debate na TV Globo. No sábado, ela segue para Belo Horizonte e depois para Porto Alegre, onde vota no domingo pela manhã e retorna para acompanhar a apuração no Palácio da Alvorada.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)