(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Juízes repudiam ataques do PT


postado em 16/10/2014 00:12 / atualizado em 16/10/2014 07:56

Brasília –  Os ataques sofridos pelo juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sérgio Fernando Moro, acusado por petistas de divulgar depoimentos da Operação Lava a Jato no período eleitoral, foram repudiados por magistrados que lidam com o tema dos crimes financeiros. Ao apoiar Moro, eles explicam que todas as ações penais, em regra, são públicas.

“Aqui na 4ª Região (mesma jurisdição federal em que atua Moro), nossa sistemática é a

do processo eletrônico, que agiliza as ações penais, principalmente se há réus presos. A mídia identificou as partes mais relevantes dos depoimentos e as divulgou. Não houve vazamento”, disse a juíza Salise Sanchonete, representante do Conselho da Justiça Federal na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), formada por mais de 60 órgãos.

Especialista em lavagem de dinheiro, com livros publicados sobre o tema, o desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região Fausto Martin De Sanctis afirma que ao juiz “não cabe medos”. “A consciência pública da função judicial pode não levar em conta o natural impacto de sua atuação. O reconhecimento do trabalho judicial vai depender da confiança na integridade do juiz e da Corte, e não na conveniência política”, destaca.

Diferentemente dos depoimentos – em uma ação penal – dados pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef, que irritaram o PT, as revelações feitas pelos dois na investigação baseada na colaboração premiada não podem ser divulgadas ainda, ressaltou o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp. Somente depois que houver  denúncia formal aceita pela Justiça é que as informações se tornarão acessíveis.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)