(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fernando Pimentel anuncia sete nomes para a equipe de transição de governo

Os escolhidos farão o diagnóstico da situação do estado para orientar as medidas da nova gestão, a partir de 1º de janeiro


postado em 14/10/2014 19:06 / atualizado em 14/10/2014 20:25

(foto: Solon Queiroz/Esp. EM)
(foto: Solon Queiroz/Esp. EM)

Em coletiva na tarde desta terça-feira, o governador eleito de Minas, Fernando Pimentel (PT) anunciou sete nomes que integrarão a equipe de transição do governo. Quem ficará como coordenador é Marco Antonio Rezende, ex-procurador da prefeitura de Belo Horizonte durante a administração do petista. O grupo será formado ainda por Helvécio Magalhães, Murilo Valadares, Paulo Moura, Murilo Valadares – todos ex-secretários de Pimentel na prefeitura, e ainda Eduardo Lima de Andrade, colaborador da campanha, Marco Antonio Crocco, professor da UFMG e coordenador do programa de governo do comitê petista, e Marco Antonio Castelo Branco, ex-presidente da Usiminas hoje vice-presidente da Fiemg.

Por parte da atual gestão, o governador Alberto Pinto Coelho (PP), designou as secretarias de Casa Civil e de Relações Institucionais, Maria Coeli Simões Pires, e de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, para participar da equipe de transição dos governos.

Segundo Pimentel, não há certeza de que os nomes da equipe de transição serão incorporados para ocupar alguma das secretarias. Apesar disso, é provável que os nomes sejam aproveitados. “Todos os compromissos depende do diagnóstico que a equipe vai fazer”, disse o petista. O coordenador do processo, Marco Antônio Rezende seguiu a mesma linha. “ Até primeiro de janeiro teremos atos preparados de acordo com o diagnóstico que nós fizermos”, explicou.

"A prioridade dessa equipe será fazer um diagnóstico do Estado, o mais acurado possível. Mas nós temos as demandas e compromissos que iremos respeitar", ressaltou, citando a criação de conselhos regionais para criar um modelo de governo regionalizado, amplamente explorado em sua campanha. "Esse modelo não incide em gastos nem criações de vagas. Será um modelo que nos tornará mais eficientes", declarou.

Nos bastidores alguns desses nomes já aparecem para ocupar algumas secretarias. Na pasta de Planejamento e Gestão, o mais cotado é Marco Aurélio Crocco, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que coordenou o programa de governo do petista. Murilo Valadares, secretário de Obras e Infraestrutura de Pimentel na prefeitura, deverá ficar com a Secretaria de Transportes e Obras Públicas.

Já Marco Antônio Rezende Teixeira - que está como coordenador da equipe de transição e trabalhou com Pimentel na Prefeitura de Belo Horizonte -, também assumirá alguma pasta na nova gestão. É provável ainda que, entre os petistas, Paulo Moura, presidente da Empresa de Informática e Informação da Prefeitura de Belo Horizonte (Prodabel) na administração de Pimentel, assuma posto no governo. O auxiliar do governador eleito poderia ficar com a Secretaria de Governo. O coordenador da campanha do PT ao governo de Minas, Helvécio Magalhães, que deverá assumir a Secretaria da Saúde, pressionou para assumir a pasta. Depois de resistência de integrantes do PMDB e do PT, a discussão sobre o posto foi adiada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)