(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

No Rio, palanques desafiam o consenso

Dilma venceu o 1º turno no Rio. Mas seu resultado, 35,62%, ficou aquém do que seus aliados esperavam


postado em 13/10/2014 09:07 / atualizado em 13/10/2014 09:26

Rio - Análise do 1º turno das eleições feita pelo jornal O Estado de S. Paulo mostra descolamento entre o desempenho eleitoral da presidente e candidata a reeleição, Dilma Rousseff (PT), e os votos dos quatro candidatos a governador do Estado do Rio que a apoiavam. Nenhum destes postulantes conseguiu suas melhores votações em mais do que 7 dos 20 municípios onde a presidente teve suas maiores votações no Estado.

Ou seja: na maioria dos municípios examinados, ela teve, proporcionalmente, muito mais votos do que os quatro aliados. Uma ironia envolve o desempenho do candidato do PMDB, Luiz Fernando Pezão. Ele obteve suas melhores votações em 5 das 20 cidades com melhor desempenho da presidente, a quem oficialmente dá apoio.

São elas Pinheiral (68,55% para Pezão), Carmo (64,73%), Três Rios (64,01%), Comendador Levy Gasparian (63,15%) e Rio Claro (60%). Pezão, no entanto, se saiu melhor em cidades onde Aécio Neves (PSDB), que disputa o 2º turno com Dilma, teve seus melhores desempenhos.

Nesse conjunto, o peemedebista conseguiu seus resultados mais vistosos em Rio das Flores (78,90%), Varre-Sai (71,99%) e Areal (70,73%). Coincidentemente, no Rio, foi formado o "Aezão", corrente de dissidentes do PMDB que apoiam Pezão e o candidato tucano.

Dilma venceu o 1º turno no Rio. Mas seu resultado, 35,62%, ficou aquém do que seus aliados esperavam. Antes da campanha, seus articuladores empenharam-se para evitar conflitos com os quatro candidatos a governador que são de partidos de sua base aliada e tentaram usá-los para alavancar a votação. Porém, sem nenhum candidato ao governo a apoiá-la, Marina Silva (PSB) conseguiu 31,07% e Aécio ficou com 26,93%.

Importância

Antes das campanhas eleitorais nacionais, partidos e políticos discutem com empenho a formação dos chamados "palanques estaduais", pois há um consenso na política de que eles são uma forma de alavancar os concorrentes à Presidência a partir dos candidatos locais. Estes, em tese, se fortalecem pelo "guarda-chuva" dado pelos presidenciáveis.

Mas o levantamento traz indícios de que os eleitores podem pensar diferente desse entendimento. O caso mais extremo foi o de Anthony Garotinho (PR), com apenas um município, dos 20 onde Dilma se saiu melhor, o de Cambuci, onde ele teve 49,35% dos votos e a presidente conquistou 47,78%.

O candidato aliado a governador que conseguiu, em tese, maior "identidade" com Dilma no Rio foi o petista Lindbergh Farias. Em 7 das 20 cidades em que a presidente e candidata à reeleição teve suas melhores votações, o parlamentar conseguiu seus maiores desempenhos. Lindbergh ficou em quarto lugar, com 10% da votação.

O concorrente do PRB, senador Marcelo Crivella, que disputa o 2º turno com Pezão, também teve apenas 5 melhores desempenhos municipais em cidades em que a presidente conseguiu suas 20 melhores votações.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)