(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PSDB pede apuração sobre mensagens contra nordestinos

PSDB diz ter constatado que essas manifestações estão sendo realizadas sob o anonimato, através da criação de "fakes", "o que impede conhecer, de forma efetiva, a origem destas ações


postado em 10/10/2014 12:19 / atualizado em 10/10/2014 13:07

São Paulo - A coligação Muda Brasil, do candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB), informou nesta sexta-feira que entrou com uma representação junto à Procuradoria da República no Distrito Federal para que sejam investigadas as "manifestações de cunho racistas e discriminatórios em relação aos cidadãos nordestinos do país, junto às redes sociais na internet".

Nessa quinta-feira, o presidente do PT-SP, Emídio de Souza, já havia dito que o partido apresentaria nesta sexta-feira uma representação para que seja investigado sites e perfis que tenham propagado o racismo contra os nordestinos.

"Espero que o Ministério Público, tão cioso na investigação quando se trata de gente nossa, tenha a mesma (postura) e não permita esse crime inafiançável". O presidente petista disse ainda que a militância precisa defender os nordestinos e dizer: "Nordestino é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo".

A coligação de Aécio diz ter constatado que essas manifestações estão sendo realizadas sob o anonimato, através da criação de "fakes", "o que impede conhecer, de forma efetiva, a origem destas ações".

A nota, assinada pelo deputado federal Carlos Sampaio, coordenador jurídico da Coligação Muda Brasil, diz ainda que é preciso que as investigações levem "aos verdadeiros autores destes crimes, que fazem uso indiscriminado da internet para promover o ódio entre nossos próprios cidadãos, de forma a conhecer quem são aqueles que se beneficiam deste procedimento inaceitável".

Polêmica


Além de comentários racistas e preconceituosos contra nordestinos que têm aparecido nas redes sociais após o resultado da eleição, os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva travaram uma batalha à parte sobre a qualidade do voto no primeiro turno e a vitória do PT nos Estados do Nordeste. Na quarta-feira (8), FHC disse que o PT cresceu nos grotões do País e tem o voto dos "menos informados".

No dia seguinte, no Facebook, Lula replicou com um post no qual disse, sem mencionar Fernando Henrique, que acha "um absurdo que o Nordeste e os nordestinos sejam caracterizados como ignorantes ou desinformados". Em sua tréplica, o tucano foi direto e, por meio de nota, disse que Lula "não se emenda, vive de pegadinhas".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)