(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dilma defende ação do Brasil na luta contra o aquecimento global

Presidente discursou durante cúpula da ONU sobre o clima, em Nova York


postado em 23/09/2014 11:16 / atualizado em 23/09/2014 11:33

(foto: TIMOTHY A. CLARY / AFP)
(foto: TIMOTHY A. CLARY / AFP)
A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta terça-feira, na reunião de cúpula da ONU sobre o clima, a ação do Brasil para enfrentar o aquecimento global e exigiu trabalho para evitar que os pobres continuem pagando o maior preço dos desastres naturais provocados pelo fenômeno.

"O Brasil não anuncia promessas, mostra resultados. Reduzimos a pobreza e protegemos o meio ambiente", afirmou Dilma em um discurso em um dos três plenários simultâneos na sede da ONU, em Nova York. Como exemplo, a presidente brasileira indicou que "nos últimos anos o desmatamento no Brasil caiu 79%" e que o país está cumprindo com o compromisso de uma redução de entre 36 e 39% das emissões de gases do efeito estufa até 2020.

A ação do Brasil não se limita à Amazônia, destacou a presidente, ao afirmar que seu governo coopera com os países vizinhos da bacia amazônica para "controlar e vigiar o desmatamento", além de trabalhar com os países da bacia do Congo na África com o mesmo objetivo.

Dilma Rousseff também citou o acúmulo de desastres naturais nos últimos anos, atribuídos por muitos cientistas ao aquecimento global, e recordou que os mesmos afetam em sua maioria os pobres.

"Em um mundo de injustiça ambiental, os pobres são os mais vulneráveis", disse, antes de pedir ações para reduzir a situação, incluindo um acesso melhor a serviços públicos, água potável e saúde.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)