(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Artistas entram na campanha de presidenciáveis

Apoio declarado de atores, cantores e escritores vira arma de campanha para presidenciáveis


postado em 19/09/2014 06:00 / atualizado em 19/09/2014 08:41

EU VOTO DILMA: Alcione, Ângela Vieira, Beth Carvalho, Beth Mendes, Chico Buarque, Chico César, Chico Diaz, Hugo Carvana, José de Abreu, Leci Brandão, MAtheus Naschtergale, Nelson Sargento, Osmar Prado, Paulo Betti, Sérgio Mamberti, Tuca Moraes e Zezé Motta(foto: BRUNO DOMINGOS)
EU VOTO DILMA: Alcione, Ângela Vieira, Beth Carvalho, Beth Mendes, Chico Buarque, Chico César, Chico Diaz, Hugo Carvana, José de Abreu, Leci Brandão, MAtheus Naschtergale, Nelson Sargento, Osmar Prado, Paulo Betti, Sérgio Mamberti, Tuca Moraes e Zezé Motta (foto: BRUNO DOMINGOS)
Da guerra pela audiência e fama para a disputa eleitoral. A 16 dias das eleições, os holofotes da campanha presidencial estão voltados para uma legião de atores, apresentadores, cantores, escritores e cineastas. Cada um a seu modo, Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) tentam transformar a fama de seus apoiadores em votos no próximo dia 5. Para isso, contam com a participação de estrelas em propaganda na TV, eventos públicos, sites e blogs oficiais.


A última a se valer da força dos famosos foi a candidata do PSB, Marina Silva. Na quarta-feira à noite, a campanha promoveu o encontro “Mais cultura com Marina”, com representantes do setor, como Marcos Palmeira, Marco Nanini e Victor Fasano. O cantor Gilberto Gil, ministro da Cultura durante o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estava no encontro e cantou uma música que fez para a campanha de Marina e que será usada na propaganda eleitoral. “Marina, vou eu, votar na Marina, Marina / Marina, vou eu, sonhar que a Marina vai chegar / Vai chegar para tomar conta da gente, e a gente vai cantar / Com a bênção de Jesus Nazaré e o axé de um Oxalá / Com a fé de todo povo, a razão de todo ateu”, diz trecho da música.

(foto: EU VOTO AÉCIO: Angélica, Beto Guedes, Chitaõazinho e Xororó, Chrystina (que faz dupla com RAlf), Cris do Morro, Fagner, Fernando Brant, Luciano Hulk, Marcelo Madureira, Márcio Garcia, Renato Teixeira, Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça , Sá, Tavito, Tuca Fernandes, Wanessa e Zezé Di Camargo)
(foto: EU VOTO AÉCIO: Angélica, Beto Guedes, Chitaõazinho e Xororó, Chrystina (que faz dupla com RAlf), Cris do Morro, Fagner, Fernando Brant, Luciano Hulk, Marcelo Madureira, Márcio Garcia, Renato Teixeira, Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça , Sá, Tavito, Tuca Fernandes, Wanessa e Zezé Di Camargo)
Na segunda-feira, foi a vez da presidente Dilma, que tenta a reeleição, receber apoio de artistas e intelectuais, que se reuniram no Rio em um ato para declarar o voto à petista. O grupo ainda divulgou um manifesto em que afirma: “Abandonar esse caminho para retomar fórmulas econômicas que protegem os privilegiados de sempre seria um enorme retrocesso”. No evento, Dilma ganhou da sambista Beth Carvalho uma paródia de um sucesso musical: “Deixa a Dilma me levar, Dilma leva eu”. No site da petista na internet, no link “Olha só quem está com Dilma”, é possível ver fotos e depoimentos de artistas que aderiram à campanha, tais como os atores Chico Diaz e Sílvia Buarque. Há ainda um link com várias fotos da candidata com artistas.
(foto: Ichiro Guerra/Divulgaca)
(foto: Ichiro Guerra/Divulgaca)


Quem também usa do mesmo artifício é o tucano Aécio Neves. Com o nome “Veja quem está com Aécio”, famosos se revezam em um vídeo para tentar convencer o internauta a votar no senador e ex-governador de Minas Gerais, entre eles, o cantor Fagner. No final de agosto, Aécio Neves ainda recebeu manifestações de apoio de artistas e ex-atletas durante o jogo “Futebol entre amigos”. Alguns deles, como o casal de atores Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça, foram assistir à partida, que terminou com a vitória do time do tucano. Dois meses antes, um jantar em homenagem a Aécio reuniu 40 famosos na casa dos apresentadores Luciano Huck e Angélica.

Propostas

Em relação às propostas para o setor, o tucano Aécio Neves propõe aprimorar a Lei Rouanet para impedir “desvios de finalidade”, revisar o Vale Cultura, incrementar e simplificar o Fundo Setorial do Audiovisual para que os recursos cheguem aos produtores de cinema de forma mais rápida e mais simples e criar um programa de circulação de espetáculos de teatro, dança, música e circo pelo país, aprimorar a Lei de Direitos Autorais e institucionalizar o Plano Nacional do Livro e Leitura.

(foto: Lindomar Gomes)
(foto: Lindomar Gomes)
Em meio aos artistas, a presidente Dilma se comprometeu a usar a cultura para promover a educação e fortalecer a economia. “A cultura faz parte da nossa projeção de nação. Vamos colocá-la dentro da nossa estratégia de crescimento econômico”, destacou a candidata, que ressaltou a importância da arte que vem das periferias. A petista disse ainda que poderão ser destinados recursos do pré-sal para projetos que unam cultura e educação. Ela lembrou que há hoje dois programas que incentivam o setor no governo: o Brasil de Todas as Telas – lançado este ano para estimular a produção de conteúdos nacional de audiovisual – e subsídios a projetos nacionais pelo BNDES. Caso seja reeleita, ela prometeu adotar medidas para a acelerar a implantação do Vale Cultura.

(foto: Reproducao da Facebook Candidata Marina Silva (PSB))
(foto: Reproducao da Facebook Candidata Marina Silva (PSB))
Já Marina Silva propõe um método colaborativo na indicação de soluções para o setor. “Investir em meio ambiente e cultura não é custeio, é investimento. Nosso plano de governo foi feito de forma colaborativa por cerca de 6 mil pessoas, em cinco seminários regionais e vários seminários temáticos”, alega Marina. No programa de governo há promessas como aumentar o orçamento do Ministério da Cultura, aprovar novas leis de compensação por danos ao patrimônio cultural e assegurar a “total liberdade de expressão e criação artística, sem censura ou critérios de valor”.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)