(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aécio diz que haverá plus no ajuste de aposentadoria


postado em 24/08/2014 13:37 / atualizado em 24/08/2014 15:39

(foto: Igo Estrela/Coligação Muda Brasil)
(foto: Igo Estrela/Coligação Muda Brasil)


O candidato à Presidência do PSDB, Aécio Neves, anunciou hoje que, caso eleito, irá incorporar o que chamou de um "plus" no reajuste das aposentadorias: além do índice acertado haverá mais um reajuste baseado no aumento dos medicamentos. Durante visita ao abrigo Cristo Redentor, no Rio, anunciou ainda outras medidas que farão parte do programa que chamou de "Digna Idade".

Questionado de onde virão os recursos, afirmou: "De um Estado que tem uma política fiscal austera, que não desperdiça, que não aumenta os gastos correntes de forma avassaladora e irresponsável como esse governo (PT) aumentou ao longo dos últimos anos".

Para o candidato é questão de estabelecer prioridade. "Tratar a questão do idoso no nosso governo será uma prioridade absoluta", disse a jornalistas após visita ao abrigo. Ele acrescentou ainda que "o orçamento hoje no Brasil é uma peça de ficção".

Segundo ele, não é preciso fazer esse investimento em detrimento de algo essencial. "Vai ser em detrimento do mau gasto, do desperdício, em detrimento dos recursos para saúde pública que não chegam na ponta e não são executados. Nós tivemos um contingente muito expressivo de recursos aprovados no recurso em saúde, por exemplo, que não foram implementados".

Aécio afirmou que está sendo definida por sua equipe econômica uma cesta de medicamentos, com prioridade para aqueles de uso contínuo. "É algo absolutamente simples de se fazer o custo, naquilo que temos avaliado, não é expressivo".

O candidato também criticou a atual gestão na área de energia. "O que onera o Tesouro são os mais de R$ 30 bilhões que agora ele está sendo obrigado a transferir às empresas de energia, pelo absoluto e absurdo equívoco do governo na condução dessa área", disse. "No momento em que nós organizarmos o governo, enxugarmos a máquina pública, cortarmos pela metade o número de ministérios, definirmos prioridades - que serão prioridades claras - vai ter dinheiro para o que precisa".

Em relação a informações de que os programas de transferência de renda serão interrompidos no seu governo, o candidato afirmou que há "um terrorismo disseminado no Brasil afora".

"Isso é uma irresponsabilidade. No nosso governo o Bolsa Família não apenas será mantido como nós vamos fazer outras intervenções adequadas dentro do cadastro do Bolsa Família". Perguntado se isso tem sido feito pelo PT, respondeu: "Ande pelo Brasil. Se você souber quem está mandando, me avisa".

Além do aumento das aposentadorias, Aécio disse que o programa Digna Idade irá aumentar e qualificar cuidadores de idosos, ampliará as unidades que atendem idosos e preverá o reajuste do medicamento também para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada. O BPC paga um salário mínimo ao idoso com 65 anos ou mais que não pode garantir o próprio sustento nem tê-lo provido pela sua família.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)