(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pimentel e Pimenta prometem expandir gasoduto em Minas se forem eleitos

Os dois candidatos destacaram a importância de expandir essa alternativa energética para dinamizar a economia no estado


postado em 12/08/2014 19:26 / atualizado em 12/08/2014 20:10

Fernando Pimentel (PT) disse que pretende implantar plano de segurança regionalizado e Pimenta da Veiga (PSDB) destacou a necessidade de asfaltamento de estradas(foto: Divulgação/Coligação Minas pra Você - Victor Schwaner / Nitro )
Fernando Pimentel (PT) disse que pretende implantar plano de segurança regionalizado e Pimenta da Veiga (PSDB) destacou a necessidade de asfaltamento de estradas (foto: Divulgação/Coligação Minas pra Você - Victor Schwaner / Nitro )

Os candidatos ao governo de Minas, Fernando Pimentel (PT), e Pimenta da Veiga (PSDB), comentaram sobre a construção de gasoduto na região do Triângulo Mineiro durante os atos das campanhas nesta terça-feira. O gás foi apontado por ambos como alternativa energética que deve ser usada para dinamizar a economia do estado. O duto saíra de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte até Uberaba.

De acordo com o ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT), a política de expansão energética deve ser discutida com a sociedade. O petista aproveitou o assunto para criticar o governo de Minas, após a retirada da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 68 de tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. “Nós vamos fazer o gasoduto. É nosso compromisso. E vamos construir um modelo que possibilite construir o gasoduto na região de Uberaba, sem privatizar o patrimônio público que é a Gasmig”, disse.

O texto da PEC permitiria a privatização de sociedades de economia mista e empresas públicas – desde que não sejam controladas pela administração direta – sem a necessidade de uma lei específica autorizando a operação. A medida possibilitaria a venda de ações que o governo mineiro detém na Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig). “Eu não entendo isso, eles têm maioria na Assembleia para aprovar, se quiserem. Então há claramente aí um subterfúgio, uma fuga da discussão, que eu acho que não faz bem para Minas Gerais”, enfatizou o candidato durante sua passagem por Divinópolis, na Região Centro-Oeste de Minas.

Já Pimenta da Veiga, que visitou Araguari, Ituiutaba e Uberaba, nesta terça-feira, também destacou a importância da construção do gasoduto para a expansão da economia. “Uma das providências será trazer o gasoduto que, num primeiro momento, chegará a Uberaba. (Vamos) trazê-lo a Uberlândia, a Araguari e a Ituiutaba porque é o principal insumo energético hoje. Nós vamos desenvolver um conjunto de ações para que a economia do Pontal do Triângulo possa se dinamizar mais”, revelou. O tucano falou do assunto durante o percurso que incluiu as três cidades.


Será necessário investimento de cerca de R$ 2 bilhões, para abastecer a fábrica de amônia, usada na produção de fertilizantes, que será construída na cidade. Conforme destacou o Blog da Bertha, apesar da pauta em comum, nenhum dos dois candidatos revelou qual será a origem dos recursos para viabilizar as promessas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)