(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Candidatos à Presidência lamentam morte de Ariano Suassuna

Segundo os políticos, o escritor e dramaturgo deixa um legado de valorização da cultura brasileira e de amor ao Brasil


postado em 23/07/2014 19:52 / atualizado em 23/07/2014 20:38

Ariano Suassuna morreu nesta quinta-feira, aos 87 anos, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC)(foto: Robson Garcia Junior / Divulgacao )
Ariano Suassuna morreu nesta quinta-feira, aos 87 anos, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) (foto: Robson Garcia Junior / Divulgacao )

Os candidatos à Presidência, Eduardo Campos (PSB), Aécio Neves (PSDB) e a presidente Dilma Rousseff (PT), comentaram, nesta quarta-feira, a morte do escritor paraibano Ariano Suassuna. Campos disse que o país “perde a maior expressão da cultura popular brasileira”. Ainda segundo o socialista, Suassuna deixou vários exemplos que devem ser seguidos e que aprendeu muito com ele. “Ter fé no Brasil, ter fé no nosso povo, respeitar nossa cultura, a humanidade dele. O sujeito é um exemplo de humanidade, de compreensão. Alguém que formou muitas pessoas. Ariano também foi grande professor não só na universidade, mas na vida. Tive o privilégio de ser aluno dele”, comentou.

Emocionado, Campos afirmou que se despediu dele na manhã de hoje e agradeceu o legado deixado para várias gerações. “Ariano foi daqueles que resistiram nos momentos mais difíceis da cultura brasileira. Hoje é dia de aplaudir uma vida tão bela como a vida dele. A vida de Ariano foi tao bonita quanto  suas obras. Tive o privilégio de conhecer as obras e a vida de um grande homem. A saudade é enorme”, disse. Eduardo é casado com Renata Campos, sobrinha do dramaturgo.

O tucano Aécio Neves também lamentou a morte do escritor e destacou o papel da obra do dramaturgo para a identidade brasileira. “Todo o Brasil lamenta a morte do escritor, dramaturgo e poeta Ariano Suassuna. Um intelectual que fez uma reflexão profunda sobre as raízes do Brasil e, sobretudo, do Nordeste brasileiro. Meus sentimentos a seus familiares e ao povo paraibano”, comentou em postagem em sua página no Facebook.

Em nota divulgada após a notícia da morte de Suassuna, a presidente diz que "Suassuna foi capaz de traduzir a alma, a tradição e as contradições nordestinas em livros como Auto da Compadecida, Romance d'A Pedra do Reino e O Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta."

A nota destaca ainda que a obra do escritor pernambucano, que morreu em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico, aos 87 anos, é essencial para a compreensão do Brasil. A presidente diz que guarda ótimas recordações dos encontros que teve com o escritor e desejou aos parentes, amigos e leitores, seus sentimentos neste momento de perda.

Morte

Ariano Suassuna morreu nesta quarta-feira, aos 87 anos, decorrente de um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. Ele estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Real Hospital Português, no Recife, desde a noite de segunda-feira. Suassuna morreu às 17h15, de parada cardíaca, provocada pela hipertensão intracraniana. A família ainda não informou os detalhes do funeral. Suassuna deixa a viúva Zélia Suassuna e os filhos Joaquim, Maria, Manoel, Isabel, Mariana e Ana.

 Com agências


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)