(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pesquisa aponta empate técnico no 2º turno da disputa para presidente da República

Pesquisa aponta Dilma Rousseff com 44% e Aécio Neves com 40%


postado em 18/07/2014 00:12 / atualizado em 18/07/2014 07:27

Pesquisa Datafolha para a corrida presidencial divulgada nessa quinta-feira aponta pela primeira vez um empate técnico entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB) em um eventual segundo turno das eleições, considerando a margem de erro do levantamento, de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo. Na simulação de uma disputa em duas etapas, Dilma aparece com 44%, e Aécio, com 40%. Se o adversário da petista fosse o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), ela teria 45% das intenções de voto, e o socialista, 38%.

Na primeira pesquisa divulgada após o início da campanha eleitoral, no dia 6, Dilma aparece, na disputa em primeiro turno, com 36% das intenções de votos, seguida por Aécio, com 20%. O candidato do PSB tem 8% das intenções de votos. Em quarto lugar aparece o Pastor Everaldo, do PSC, com 3%. José Maria (PSTU), Eduardo Jorge (PV) e Luciana Genro (PSOL) têm 1% cada. Os outros dois candidatos, Levi Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB), não pontuaram. Juntos, todos os adversários da presidente somam 36%. O percentual de entrevistados que disseram não saber em quem votar é de 14%, número maior do que o levantamento anterior, que era de 11%. O número de eleitores que declararam que vão votar em branco ou nulo permaneceu em 13%, mesmo índice da pesquisa anterior.

Em relação à pesquisa anterior, feita no início do mês, entre 1º e 2 de julho, não houve alteração significativa no quadro do primeiro turno. Nesse levantamento, a presidente oscilou dentro da margem de erro, de 38% para 36%, Aécio manteve os 20% registrados no levantamento anterior e Campos passou de 9% para 8%.

A pesquisa também ouviu os eleitores sobre o governo da presidente Dilma, considerado ótimo/bom por 32% dos entrevistados, regular por 38% e ruim/péssimo por 29%. A taxa de rejeição da presidente Dilma é a maior entre os candidatos. Entre os entrevistados, 35% não votariam na presidente, contra 32% do levantamento anterior. O segundo mais rejeitado é o Pastor Everaldo, com 18%. Aécio oscilou de 16% para 17% na taxa de rejeição, e Campos permaneceu com 12%.

A pesquisa ouviu 5.377 eleitores de 223 cidades, entre os dias 15 e 16 e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 00219/2014. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, ou seja, o instituto tem esse percentual de certeza que os números apurados estão dentro da margem de erro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)