(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Quantidade de mulheres que concorrem na eleição em Minas é menor que exigência mínima

Apenas 29,37% das candidaturas em Minas são preenchidas por pessoas do sexo feminino


postado em 09/07/2014 17:12 / atualizado em 09/07/2014 17:27

A maioria dos candidatos que vão disputar uma vaga nas eleições deste ano em Minas Gerais são do sexo masculino. Na contramão disso, o número de mulheres não atingiu sequer o número mínimo de 30% exigido pela legislação eleitoral. Segundo as estatísticas divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), concorrerão no pleito 1.253 homens (70,63%) e apenas 521 (29,37%) do sexo feminino. Ao todo, 1.774 pessoas vão concorrer em outubro.

Os dados disponibilizados pelo TRE mostram que muitas coligações não atingiram a marca mínima o que influenciou no resultado com baixa participação das mulheres. Para os cargos majoritários essa diferença é ainda maior. Dos oito concorrentes inscritos para o governo estadual, só uma é mulher, Cleide de Oliveira (PCO). Para o Senado disputam a preferência do eleitor Maria das Graças Vieira, também do PCO, e Margarida de Matos da coligação Minas Quer Mudança.

Ainda conforme as candidaturas registradas, a maior parte dos concorrentes têm entre 40 e 54 anos de idade. São 836 candidatos que representam 47,12%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)