(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Senador Aloysio Nunes será vice na chapa de Aécio Neves

O senador Aécio Neves se reuniu na manhã desta segunda-feira, em Brasília, com a Executiva Nacional do PSDB. Em seguida, ele anunciou o nome do senador paulista Aloysio Nunes Ferreira candidato a vice-presidente


postado em 30/06/2014 11:42 / atualizado em 30/06/2014 13:16

Aécio Neves anunciou nesta segunda-feira, na sede do PSDB, em Brasília, Aloysio Nunes Ferreira candidato a vice-presidente da República(foto: Orlando Brito/PSDB)
Aécio Neves anunciou nesta segunda-feira, na sede do PSDB, em Brasília, Aloysio Nunes Ferreira candidato a vice-presidente da República (foto: Orlando Brito/PSDB)

O ex-secretário-geral da Presidência da Republica e ex-ministro da Justiça, durante o governo Fernando Henrique Cardoso (1995/2202), o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB/SP) será o candidato a vice-presidente da República na chapa de Aécio Neves, conforme adiantou na quinta-feira (26) a coluna  'Em Dia com a Política', do Jornal Estado de Minas. Depois de meses de especulação, o senador Aécio Neves confirmou o nome de seu colega tucano, após o término de uma reunião com a Executiva do partido, em Brasília, na manhã desta segunda-feira.

O anúncio acontece no último dia do prazo determinado pela Justiça Eleitoral para definição das chapas que vão disputar as eleições deste ano. Além de Nunes Ferreira - depois de vários nomes que passaram pela bolsa de apostas, desde a convenção do PSDB em São Paulo, no último dia 21,  eram cotados também a ex-ministra do Supremo Tribunal Federal Ellen Gracie ou do ex-senador Tasso Jereissati.

A favor de Nunes Ferreira,  pesou o fato de ele ser da ala paulista do PSDB ligado ao ex-ministro José Serra, com quem Aécio sempre buscou apoio para unir o PSDB. Além disso, o senador obteve, em 2010, a votação mais expressiva para o Senado, com mais de 11 milhões de votos. A indicação passou pelo crivos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Perfil do vice


Além da votação expressiva para o Senado em 2010, Aloysio Nunes carrega em seu currículo atuação como deputado estadual pelo PMDB em duas ocasiões: de 1983 a 1987, quando foi líder do governador Franco Montoro na Assembleia Legislativa e; de 1987 a 1991. Também foi eleito deputado federal pelo PMDB de 1995 a 1999. Já pelo PSDB, teve mandatos de 1999 a 2003 e de 2003 a 2007.

No Executivo, o tucano ocupou entre 1991 a 1994 o cargo de vice-governador de São Paulo, no período em que o Estado foi governado por Luiz Antônio Fleury (PMDB). Na ocasião, também comandou a secretaria estadual dos Transportes.

Na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Aloysio Nunes atuou como ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República de 1999 a 2001 e ministro da Justiça, em 2001 e 2002. Três anos depois voltou para São Paulo, onde foi secretário de governo da prefeitura em 2005 e 2006.

Considerado como uma pessoa próxima a José Serra, em 2010, o senador também ocupou o cargo de secretário-chefe da Casa Civil do governo do Estado de São Paulo.

Com Agência Estado


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)